Com 8 km de extensão, novo trecho atende pontos como Poupatempo e Mercado Municipal sem cobrança de passagem

Redação Publicado em 11/05/2026, às 09h46
A partir desta segunda-feira (11), o transporte público na Baixada Santista ganha um reforço estratégico com o início da operação plena do segundo trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O novo ramal, que liga a Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo, em Santos, passa a circular diariamente das 5h50 à 0h. A ampliação do horário de atendimento busca oferecer mais previsibilidade e conveniência para os passageiros que circulam pelo Centro Histórico e áreas comerciais da cidade.
O novo ramal possui cerca de 8 quilômetros de extensão e foi projetado para conectar pontos de grande fluxo e importância social em Santos. Entre as paradas estratégicas estão o Mercado Municipal, o Poupatempo, diversas universidades e o Terminal Valongo. De acordo com a BR Mobilidade, o horário de início (5h50) foi calculado com base no tempo de deslocamento das composições a partir do primeiro trecho da linha, que inicia as atividades um pouco mais cedo, às 5h30.
Tarifa zero e integração
Uma das notícias mais positivas para os usuários é a manutenção da gratuidade no novo percurso. Quem embarcar em qualquer uma das 12 paradas que compõem este trecho continuará isento do pagamento da tarifa de R$ 5,60. Essa medida visa incentivar o uso do sistema sobre trilhos e facilitar o deslocamento em uma região que concentra muitos serviços públicos e áreas de lazer, promovendo uma integração mais eficiente entre os diferentes modais de transporte da região.
Para Alceu Cremonesi, diretor da BR Mobilidade, a expansão representa um avanço fundamental para a mobilidade urbana de Santos. "O passageiro passa a contar com mais opções ao longo do dia e uma alternativa de transporte moderna e sustentável", afirma o executivo. A expectativa é que o VLT ajude a desafogar o trânsito no Centro, oferecendo uma viagem mais rápida e confortável para quem precisa acessar o Porto ou os terminais de ônibus.
Segurança e convivência urbana
Com o aumento da frequência dos trens circulando pelo centro santista, a concessionária intensificou as campanhas de orientação e segurança. O VLT atravessa áreas de intenso movimento de pedestres e veículos, o que exige atenção redobrada de todos. A BR Mobilidade reforça que motoristas não devem estacionar sobre os trilhos e pedestres devem utilizar apenas as faixas sinalizadas, respeitando sempre a sinalização visual e sonora das composições.
O trabalho de conscientização é contínuo e visa garantir uma convivência harmônica entre o sistema ferroviário e a dinâmica da cidade. A operação assistida realizada nos últimos meses serviu como um período de adaptação, e agora, com o horário estendido até a meia-noite, a vigilância no entorno da via será mantida para prevenir acidentes e garantir que o serviço flua sem interrupções, beneficiando milhares de trabalhadores e estudantes diariamente.
Leia também

Falta de programa de candidatos é substituída por troca de acusações

Motociclista ferida em colisão frontal em Registro morre após três dias internada

Articulação da PEC de redução de jornada força candidatos ao Planalto a equilibrarem discursos

Cetesb renova sinalização das praias e divulga quais são impróprias na Baixada Santista

Mobilidade sustentável: ônibus elétricos entram em fase experimental em Praia Grande

Falta de programa de candidatos é substituída por troca de acusações

Em clima de Copa, Museu Pelé vira base institucional da CBF no Centro Histórico de Santos

Carreta bate contra mureta e interdita alça de acesso da Anchieta em Cubatão

Tentativa de roubo a casal termina com criminoso contido por PM de folga

Santos retoma projeto que transforma trecho da orla em espaço para esporte e convivência