Após dias quentes, a previsão indica queda nas temperaturas, com máximas de até 27°C e mínimas em torno de 20°C na região

Gabriel Nubile Publicado em 02/12/2025, às 11h39
A instabilidade no tempo, que começou a dar as caras de forma tímida no início da semana, ganhou força total nesta terça-feira (02) em toda a Baixada Santista. Quem esperava um dia de sol para aproveitar a praia ou atividades ao ar livre vai precisar rever os planos, pois a previsão do Instituto Climatempo indica um cenário de céu fechado e muita água para as próximas horas.
O dia de hoje marca o ponto alto dessa virada meteorológica. A expectativa é de chuva mais intensa em comparação com ontem, com o céu permanecendo nublado na maior parte do tempo. O alerta principal fica para o período da noite, quando a possibilidade de temporais aumenta consideravelmente, exigindo atenção redobrada de quem estiver voltando do trabalho ou transitando pelas ruas.
Além da chuva, a temperatura também está mudando. O calorão dá uma trégua e os termômetros ficam mais comportados. Em cidades como Santos, São Vicente e Guarujá, a máxima prevista para esta terça não deve passar dos 26 °C. Já no Litoral Sul, em Peruíbe e Itanhaém, pode chegar a 27 °C, mas a sensação térmica será amenizada pela umidade e pelos ventos.
O que esperar do resto da semana? A tendência de temperaturas mais baixas vai se consolidar nos próximos dias. Amanhã, quarta-feira (03), o sol até deve tentar aparecer entre muitas nuvens, mas a chuva rápida continua no radar. O destaque será o “friozinho”: em Santos e Praia Grande, por exemplo, a máxima deve cair para 23 °C, com mínimas na casa dos 20 °C.
Na quinta-feira (04), o tempo segue com pancadas isoladas tanto de dia quanto à noite, e em cidades como Cubatão, a temperatura pode cair para 17 °C. A situação só deve começar a melhorar um pouco na sexta-feira (05), quando o sol promete predominar por mais tempo, embora ainda exista chance de chuva passageira.
Cuidados com os raios e ventos
Com a previsão de temporais e trovoadas, a Defesa Civil reforça orientações importantes para evitar acidentes. A regra número um é jamais se abrigar debaixo de árvores durante a chuva forte, pois o risco de quedas e descargas elétricas é alto.
Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade, que podem não resistir a rajadas de vento mais fortes. Em casa, a precaução é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados na tomada enquanto a tempestade estiver caindo. Em caso de qualquer emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199, a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Leia também

Privatização das travessias por balsas no litoral de SP é aprovada pela ALESP

Porte de armas como defesa econômica: a nova frente no combate ao crime

Superintendente da ARTESP fala sobre terceiro trecho do VLT: "Inspirado pela população da área continental de São Vicente"

Restaurante Boa Vista começa a ser demolido em São Vicente

Refém é libertada e assalto acaba em rápida negociação policial em Cubatão

Alceu Valença e Gabi Melim são as atrações no 'Ilumina Santos 2025' com shows gratuitos na orla

Semana de chuva e temperaturas em queda: veja a previsão para a Baixada Santista

Motociclista perde o controle, bate em placa e morre em Guarujá

Ladrões são presos com mais de uma tonelada de fios de cobre do Porto de Santos

O corpo pode dizer tudo, antes mesmo das palavras