Equipes da prefeitura e concessionárias já atenderam metade dos pontos afetados por quedas de árvores; Defesa Civil contabilizou 60 ocorrências

Redação Publicado em 31/07/2026, às 10h54
Os trabalhos de limpeza, manutenção e reparos pelas vias públicas de Santos vão se estender ao longo do fim de semana e devem ser totalmente concluídos até o próximo domingo (2). A força-tarefa da prefeitura atua para conter os estragos provocados pelas fortes rajadas de vento que atingiram a cidade no meio da semana.
Ao todo, cerca de 160 profissionais estão mobilizados em frentes operacionais que envolvem o recolhimento de detritos e o corte de aproximadamente 30 árvores de grande e médio porte derrubadas pela tempestade.
A mobilização é coordenada pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) em conjunto com a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) e conta com o suporte técnico da Defesa Civil, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), CPFL e equipes de zeladoria. O balanço do município apontou a queda de galhos e árvores espalhadas por 18 bairros, incluindo áreas da Zona Noroeste, Região Central, Morros e Orla. Até o momento, os trabalhadores já conseguiram desimpedir e concluir os atendimentos em metade dos pontos afetados.
Bairros atendidos e monitoramento da Defesa Civil
Entre os locais que já tiveram as calçadas e pistas liberadas estão a Rua Paraná, no bairro Vila Mathias, a Rua Carlos Gomes, no Marapé, além de vias nos bairros Piratininga, Bom Retiro, São Jorge, Encruzilhada e Campo Grande.
No Paquetá, máquinas pesadas atuaram na remoção de escombros no cruzamento da Travessa Dona Adelina com a Rua Aguiar de Andrade. As equipes continuam nas ruas nos próximos dias para recolher troncos pendentes na Ponta da Praia, Chico de Paula e em outros trechos críticos identificados no mapeamento urbano.
A Defesa Civil de Santos informou que registrou 60 ocorrências gerais relacionadas ao evento meteorológico, incluindo destelhamentos de imóveis e quedas de muros e postes pela cidade. A meteorologia indica que os ventos devem perder força até o fim de semana, com rajadas máximas previstas de 50 km/h. O órgão permanece em estado de atenção e orienta que chamados de urgência sejam feitos pelo telefone 199.
Leia também

Praia Grande revisa plano de contingência e orienta população sobre ventos intensos no fim de semana

Celular ajuda a identificar suspeito em assassinato no litoral de SP

Governo de SP adota protocolo de segurança e alertas nas travessias de balsas devido aos ventos fortes

Santos prevê forte chuva, mar agitado e maré elevada nesta semana

Aposta de Guarujá fatura quase R$ 200 mil na Lotofácil

Drones armados: novas ameaças no combate ao crime

Desempenho escolar na rede estadual de Santos, São Vicente e Guarujá cresce no Ideb

Homem é procurado por tentar matar ex-companheira que tinha medida protetiva em Registro

TJ-SP condena influenciador a indenizar em R$ 100 mil por incentivo a encontros automotivos em Peruíbe

Sesc Santos recebe shows de Dexter, Tasha e Tracie e Tribo de Jah em programação de agosto