Notícias

Soja dispara e garante recorde ao Porto de Santos

Com 16,5 milhões de toneladas movimentadas, setembro de 2025 se torna o melhor mês da história do Porto de Santos, com crescimento de 3,7%

O Porto de Santos teve um aumento de 6,6% na movimentação de contêineres em setembro, atingindo 515,7 mil TEUs e quebrando recordes - Foto: A Tribuna de Santos
O Porto de Santos teve um aumento de 6,6% na movimentação de contêineres em setembro, atingindo 515,7 mil TEUs e quebrando recordes - Foto: A Tribuna de Santos

Gabriel Nubile Publicado em 30/10/2025, às 10h30


O grande destaque do Porto de Santos no último mês foi o aumento na movimentação de contêineres. O setor cresceu 6,6% em setembro, comparado com o mesmo mês de 2024, atingindo a marca de 515,7 mil TEUs (a medida padrão usada para contar contêineres). Esse ótimo resultado ajudou o porto a quebrar um novo recorde.

A Autoridade Portuária de Santos (APS) confirmou os números e anunciou que este foi o melhor mês de setembro da história do complexo portuário. No total, passaram pelo cais santista 16,5 milhões de toneladas de cargas, o que representa um crescimento geral de 3,7% em relação a setembro do ano passado.

Quando olhamos o balanço do ano todo, os números também são positivos, mas mais apertados. De janeiro a setembro de 2025, o porto movimentou 138,7 milhões de toneladas. Esse volume é um pouquinho maior (0,9%) do que o registrado no mesmo período de 2024, que foi de 137,4 milhões. Onde o crescimento aparece realmente com força é nos contêineres. No acumulado do ano, a alta já chega a 7,8%, mostrando que essa é a área que mais tem puxado os resultados positivos do porto este ano.

Sobe e desce das cargas

Apesar do recorde geral no mês de setembro, nem todos os produtos tiveram um bom desempenho. A APS informou que alguns dos principais grãos exportados tiveram uma queda bem forte. O milho, por exemplo, teve uma redução de 21% no mês, e o açúcar também caiu 4,9%.

O que salvou a balança e garantiu o recorde foi o complexo de soja (contando o grão e o farelo). O produto disparou e teve um crescimento impressionante de 81,6% em setembro, compensando a queda dos outros produtos.

No balanço total do ano, a soja também lidera como o produto mais movimentado, com quase 39 milhões de toneladas, um aumento de quase 10% em relação a 2024. Por outro lado, o açúcar e o milho registram quedas significativas no acumulado dos nove meses do ano.

Para conseguir dar conta de todo esse volume e se preparar para o crescimento futuro, a APS informou que está tocando uma série de projetos de infraestrutura. Entre os principais estão a ampliação da área oficial do porto (Poligonal), o aprofundamento do canal de navegação para receber navios maiores, e o futuro arrendamento do Tecon 10. Além disso, as obras nas vias perimetrais e a construção do Túnel Santos-Guarujá são vistas como essenciais para melhorar a logística.