Notícias

Susto na madrugada: vento forte causa estragos, mas não deixa feridos na região

Tempestade trouxe ventos de até 99,42 km/h e chuvas intensas, resultando em quedas de árvores e danos materiais

Rajadas de vento impressionantes causam danos em várias cidades da Baixada Santista, mas sem feridos registrados - Foto: Deta na Moral e g1 Santos
Rajadas de vento impressionantes causam danos em várias cidades da Baixada Santista, mas sem feridos registrados - Foto: Deta na Moral e g1 Santos

Gabriel Nubile Publicado em 20/10/2025, às 09h25


Uma noite de transtornos e muitos sustos marcou o fim de semana na Baixada Santista. Rajadas de vento que chegaram a impressionantes 99,42 km/h, registradas em Santos, causaram uma série de estragos entre a noite de sábado (18) e a madrugada de domingo (19). A ventania derrubou árvores, postes e até o telhado de um imóvel, mas, felizmente, apesar da força do temporal, não houve registro de feridos em nenhuma das cidades da região.

A tempestade, que veio acompanhada de chuva, não foi uma surpresa completa. O Instituto Nacional de Meteorologia já havia emitido um alerta laranja para o perigo de ventos costeiros, e a Defesa Civil do Estado também havia avisado sobre a passagem de uma frente fria que traria chuva e vento forte para São Paulo. Em Santos, o volume de chuva das últimas 72 horas chegou a 48,5 mm, deixando os morros em estado de observação.

Estragos pela região

Santos foi uma das cidades mais atingidas. A prefeitura registrou a queda de três árvores, dois postes e um telhado, além de galhos espalhados por diversas ruas. Equipes da prefeitura foram mobilizadas desde a madrugada para realizar a limpeza e a remoção dos destroços, garantindo que nenhuma via ficasse bloqueada por muito tempo.

Em São Vicente, uma árvore de grande porte caiu na Avenida Manoel da Nóbrega, na orla do Itararé, uma das principais vias da cidade, exigindo desvios dos motoristas. Outra queda foi registrada na Vila Valença. Peruíbe também teve problemas, com árvores caindo sobre casas em duas ruas diferentes, felizmente sem deixar vítimas. Além disso, galhos caíram sobre a fiação elétrica e uma pedra rolou na Estrada do Guaraú.

Na cidade de Cubatão, uma árvore caiu sobre o telhado de uma casa na Cota 200, causando danos materiais, mas sem ferir os moradores. Já as prefeituras de Praia Grande e Bertioga informaram que, apesar do mau tempo, não houve ocorrências graves que precisassem da intervenção da Defesa Civil.

Previsão do tempo

A frente fria que causou o temporal já passou, mas deixou para trás uma massa de ar frio que derrubou as temperaturas. Para este início de semana, a previsão é de tempo nublado e termômetros marcando mínimas em torno de 11°C, com as máximas não passando dos 23°C. O tempo deve ficar mais firme, com pouca chance de chuva nos próximos dias.