Sabesp alerta que a água turva resultante da chuva intensa compromete o tratamento e abastecimento nas cidades afetadas

Redação Publicado em 21/01/2026, às 10h22
Quem abriu a torneira nas últimas horas e notou a água fraca ou inexistente não está sozinho. A forte tempestade que desabou sobre o litoral na última segunda-feira (19) deixou um rastro de problemas que vai além dos alagamentos nas ruas: o abastecimento de água potável foi seriamente comprometido. A situação afeta milhares de famílias e exige paciência e colaboração de todos neste momento.
O problema é generalizado e atinge sete municípios da nossa região. Segundo o comunicado oficial da Sabesp, os moradores de Praia Grande, Guarujá, Bertioga, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e da Área Continental de São Vicente estão enfrentando irregularidades no fornecimento. A recomendação é clara: quem tem água na caixa deve economizar ao máximo.
Por que chove tanto e a água acaba?
Pode parecer contraditório para muita gente: "se caiu tanta água do céu, por que está faltando água na minha casa?". A explicação é técnica, mas simples de entender. A força da chuva foi tão grande que arrastou uma quantidade enorme de terra, lama, galhos, folhas e outros detritos para dentro dos rios e represas onde é feita a captação.
Quando essa "sujeira" toda chega aos pontos de coleta, a água fica muito turva (barrenta). Para garantir que o líquido que chega à sua casa seja limpo e potável, a Sabesp é obrigada a diminuir a velocidade do tratamento ou até paralisar temporariamente as máquinas. Se o tratamento continuasse no ritmo normal com a água tão suja, os filtros não dariam conta e a qualidade seria prejudicada. Por isso, a produção de água potável diminui e, consequentemente, as torneiras secam.
Previsão e dicas de economia
A companhia de saneamento informou que a normalização do sistema deve acontecer de forma gradativa ao longo desta terça-feira (20), conforme a qualidade da água nos rios for melhorando e os reservatórios voltarem a encher.
Enquanto a situação não se resolve 100%, o uso consciente é a única saída para não ficar na mão. A orientação é priorizar a água armazenada nas caixas d'água apenas para higiene pessoal e alimentação. Atividades que gastam muito, como lavar carros, regar jardins, limpar calçadas com mangueira ou deixar o chuveiro ligado por muito tempo, devem ser totalmente evitadas agora. Cada gota economizada ajuda o sistema a se recuperar mais rápido para todos os bairros afetados.
Leia também

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Cetesb classifica 19 praias da Baixada Santista como impróprias; Santos e Praia Grande lideram lista negativa

Guarujá anuncia programação oficial do carnaval com mais de 20 blocos e bandas espalhados pela cidade

Rede própria da Hapvida amplia acesso a transplantes de órgãos em São Paulo

Como o STF chegou ao estágio institucional que ocupa hoje

Como o STF chegou ao estágio institucional que ocupa hoje

Guarujá projeta receber 800 mil turistas durante o feriado de Carnaval

Homem é preso após agredir companheira e causar traumatismo craniano em São Vicente

Santos reforça combate ao assédio com campanha “Não é Não” no Carnaval

Concais prevê 15 mil embarques e 3 mil turistas estrangeiros no feriado de Carnaval