Obras em estações de tratamento, redes e reservatórios visam blindar a saúde pública e preservar o meio ambiente da região

Redação Publicado em 22/05/2026, às 11h16
O saneamento básico e a infraestrutura do Vale do Ribeira receberão o maior aporte financeiro de sua história recente. O Governo de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (22), um pacote bilionário de R$ 1,3 bilhão em investimentos destinados à expansão e modernização dos sistemas de abastecimento de água potável e de coleta e tratamento de esgoto na região.
O plano de metas estende-se até 2029 e vai beneficiar diretamente moradores de 14 municípios. O anúncio oficial foi realizado pelo governador e sua equipe técnica durante a passagem da Caravana 3D pelo município de Registro, polo institucional da região.
Os recursos serão integralmente executados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e fazem parte do Plano de Universalização da companhia. O pacote engloba um robusto portfólio de engenharia civil e sanitária: abertura de poços profundos, novas captações de água bruta, implantação de redes de distribuição, construção de reservatórios de grande porte, estações elevatórias, interceptores, linhas de recalque e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
Ao todo, a lista de cidades integradas ao plano inclui: Barra do Turvo, Cajati, Cananeia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.
Raio-X dos investimentos por município
Os R$ 1,3 bilhão serão distribuídos de forma proporcional às demandas logísticas e geográficas de cada localidade, tendo o ecossistema litorâneo e as maiores bacias hidrográficas como prioridades de preservação.
Entre os principais destaques orçamentários está Ilha Comprida, que receberá a maior fatia do pacote estadual, somando R$ 549 milhões. A verba será aplicada no fechamento de valas a céu aberto por meio de uma ampliação expressiva da rede coletora de esgoto, além da construção de seis novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 64 estações elevatórias de bombeamento. Na sequência, Iguape contará com R$ 240,6 milhões para frentes de trabalho simultâneas que garantam segurança hídrica e tratamento de efluentes em áreas urbanas e periféricas. O município polo de Registro terá R$ 76,7 milhões destinados à expansão da infraestrutura sanitária e reforço na malha de abastecimento urbano.
Outras cidades também receberão aportes expressivos voltados a obras estruturantes de saneamento. É o caso de Itariri, com R$ 76 milhões, Miracatu, com R$ 69 milhões, e Juquiá, que contará com R$ 67 milhões. Para proteger o estuário local e expandir as redes de água e esgoto, Cananeia receberá R$ 55,7 milhões, incluindo a instalação de três novas ETEs. Já Pedro de Toledo terá R$ 46 milhões para expansão da rede coletora e melhorias operacionais, enquanto Jacupiranga contará com R$ 45,2 milhões em obras estruturantes.
O fortalecimento da segurança sanitária seguirá com aportes em Eldorado (R$ 37,9 milhões) e Pariquera-Açu (R$ 36,8 milhões). Por fim, Cajati terá R$ 29,6 milhões para o aprimoramento técnico de seus serviços, enquanto Barra do Turvo e Sete Barras receberão investimentos focados no aumento da capacidade de armazenamento dos reservatórios e extensão das redes de água encanada.
Justiça social: expansão da tarifa social
Além dos ganhos ambientais e estruturais, o programa do governo estadual carrega uma forte vertente de inclusão social por meio da expansão do direito à Tarifa Social da Sabesp, benefício que reduz significativamente o valor da conta de água para famílias de baixa renda e inscritas no CadÚnico.
A ampliação do alcance social será drástica nos principais polos habitacionais mapeados. Em Registro, o volume de lares integrados ao benefício dará um salto de 630 para 4.170 famílias. Em Cajati, o total de beneficiados subirá de 630 para 2.050 famílias. Já no município de Ilha Comprida, o atendimento social será ampliado de 270 para 1.730 famílias contempladas.
O que é a Caravana 3D?
O anúncio do pacote de saneamento ocorreu sob o guarda-chuva da Caravana 3D, uma iniciativa itinerante do Governo de São Paulo que percorre periodicamente as diferentes regiões administrativas do estado. O nome faz referência aos três pilares metodológicos que norteiam a atual gestão paulista: Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo. A proposta central é descentralizar as decisões da capital, fortalecendo a articulação política direta com prefeitos e lideranças comunitárias para alinhar os investimentos estaduais às carências reais de cada população.
Leia também

Antes do Dia dos Namorados, Shawn Mendes chega ao Brasil

Atendente do IML de Santos é preso acusado de transferir dinheiro de celular de morto

Discussão por muro entre vizinhos termina com homem de 48 anos esfaqueado e morto em São Vicente

GCM de São Vicente usa cães farejadores e prende homem com drogas no Parque Bitaru

No primeiro quadrimestre do ano, São Vicente recicla 600 toneladas de materiais

Dupla é presa em flagrante com "cardápio" variado de drogas no bairro Vila Erminda em Peruíbe

Obras da Sabesp fecham ruas e mudam trânsito em sete cidades da região até domingo

Foragido por homicídio tenta usar documento falso, mas acaba preso com 3 kg de maconha em Peruíbe

Brasil defende invencibilidade de 14 vitórias contra o Irã na abertura da VNL

Crisis imigratória: cubanos fugitivos chegam ao Brasil