Aumento das temperaturas impulsionará o turismo local e a economia da cidade
Alanis Ribeiro Publicado em 19/11/2024, às 12h31
Brasil está prestes a vivenciar um dos verões mais intensos de sua história recente. Com temperaturas elevadas previstas para o período entre dezembro de 2024 e março de 2025, a cidade de Santos espera receber ainda mais turistas, prevendo cerca de 3 milhões de visitantes, segundo a Seção Observatório do Turismo (Seotur), vinculada à Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur).
De acordo com a pesquisa, haverá um crescimento de aproximadamente 8% no setor turístico em comparação ao ano de 2016, anteriormente considerado o pico desse segmento.
O cenário climático favorável combinado com as férias escolares e as tradicionais festividades de fim de ano são fatores determinantes para esse aumento no fluxo turístico. Santos se destaca por suas celebrações, como a renomada queima de fogos no réveillon, reconhecida como a segunda maior do Brasil. Além disso, a cidade tem investido em novas atrações turísticas, incluindo o Parque do Valongo e o revitalizado Novo Quebra-Mar, ampliando assim seu apelo para os visitantes.
Outra estratégia da cidade para atrair turistas é a oferta de roteiros temáticos e tours a pé, que estarão disponíveis a partir de novembro. Complementando essas atividades, a temporada de cruzeiros 2024/2025 promete trazer pelo menos um milhão de pessoas à região. A conjuntura econômica também favorece o turismo interno: com o dólar em alta, viagens internacionais tornam-se mais caras, incentivando turistas a optarem por destinos locais acessíveis por rodovia.
No contexto econômico, Santos vive um momento promissor no setor turístico. Em 2023, registrou recorde na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), superando R$ 13,7 milhões. Durante o verão 2023/2024, o turismo contribuiu com R$ 6,7 milhões em ISS para os cofres municipais.
Para consolidar essa tendência ascendente, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Sectur) tem investido na divulgação do destino em eventos estratégicos. Neste ano, participou ativamente de seis feiras nacionais e internacionais de turismo e negócios, envolvendo milhares de agentes e operadores do setor.
Leia também
César Sampaio segue como técnico do Santos pelo menos até o fim da semana, confirma Marcelo Teixeira
Prefeitura de Santos destinará 2,4 milhões para as escolas de samba
Equipe brasileira de surfe chega no Taiti
Santos recebe concerto Candlelight com datas inéditas; confira
Neymar retorna aos treinos com elenco após 33 dias afastado
PF mira cidades da Baixada Santista em megaoperação contra tráfico internacional de drogas
Cratera em São Vicente é fechada, mas trânsito continua interditado
Você acredita em bruxas?
Lula segura Carlos Lupi enquanto tenta preservar governabilidade
Furto: homem pula muro de escola em Bertioga e é detido pela polícia com bicicleta em mãos