Obra

Viaduto e viário interno com acesso a terminais de celulose é inaugurado em Santos

O ministro de Portos e Aeroportos, estava presente na inauguração e entrega nesta quinta-feira (22)

Viaduto e viário interno com acesso a terminais de celulose é inaugurado em Santos - Imagem: Reprodução/ g1
Viaduto e viário interno com acesso a terminais de celulose é inaugurado em Santos - Imagem: Reprodução/ g1

Maria Clara Campanini Publicado em 22/08/2024, às 16h01


Nesta quinta-feira (22), o ministro do Portos e Aeroporto, Silvo Costa Filho, inaugurou em Santos, litoral de São Paulo, um viaduto de transposição da linha férrea a um viário interno do cluster de celulose.

A construção teve investimento de R$ 139 milhões da Eldorado Brasil Logística. A ideia da obra é facilitar o fluxo de veículos com destino ao cluster de celulose, melhorando a fluidez aos tráfegos rodoviário e ferroviário.

Foram 22 meses de obra e vai atender de 3 mil caminhões por mês, de acordo com a Autoridade Portuária de Santos. “Este investimento faz parte do plano maior, que 12 bilhões em recursos públicos federais em diversas obras de infraestrutura. A comunidade portuária agora tem a certeza de que vamos deixar um legado para o Porto de Santos”, falou o ministro, na cerimônia.

A obra tem 350 metros de extensão de largura, o viaduto liga o cluster de celulose do Porto de Santos à Avenida Governador Mário Covas Jr, conhecida como Avenida Perimetral.

Fazendo parte do complexo viário da região, que foi entregue também a via de ligação interna, que permite acesso às empresas.

O viário tem 3km de extensão e duas faixas de rolamento, em sentido único. Começando no Posto de Fiscalização Portuária Macuco 1 (antigo gate 15) até imediações do Posto de Fiscalização Portuária Estuário 2 (antigo gate 19), virando o viaduto e seguindo no fluxo da Avenida Mário Covas.

A passarela de pedestre já inaugurada também foi investimento da Eldorado.