Com 8 km de extensão, novo trecho atende pontos como Poupatempo e Mercado Municipal sem cobrança de passagem

Redação Publicado em 11/05/2026, às 13h32
A partir desta segunda-feira (11), o transporte público em Santos ganha um fôlego extra com o início da operação plena do segundo trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O novo ramal, que faz a conexão entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Valongo, passa a operar em horário ampliado, circulando diariamente das 5h50 à 0h. A mudança visa oferecer mais previsibilidade e opções de deslocamento para quem transita pela região central da cidade.
Com aproximadamente 8 quilômetros de extensão, este novo trajeto atende pontos de grande movimentação e interesse público, como o Mercado Municipal, o Poupatempo, diversas universidades e o Terminal Valongo. O início da operação às 5h50 foi planejado para sincronizar com o primeiro trecho da linha, que começa a rodar às 5h30, garantindo o tempo necessário para que as composições alcancem a nova extensão.
Tarifa zero
Um dos grandes atrativos para os passageiros é o fator econômico: quem utilizar qualquer uma das 12 paradas que compõem este novo ramal continuará isento da tarifa de R$ 5,60. Segundo Alceu Cremonesi, diretor da BR Mobilidade, a expansão é um passo fundamental para modernizar o sistema. "É um avanço importante para quem circula pela região central de Santos e passa a contar com mais previsibilidade, mais conveniência e mais integração no transporte público", destacou.
A gratuidade no trecho central funciona como um incentivo para que moradores e turistas deixem o carro de lado e utilizem o sistema sobre trilhos para acessar serviços essenciais e áreas comerciais. Além de facilitar a vida do trabalhador, a medida ajuda a desafogar o trânsito em vias históricas e estreitas do Centro, promovendo uma mobilidade mais sustentável e ágil.
Foco na segurança viária
Com o aumento da frequência dos trens e a circulação até a meia-noite, a preocupação com a segurança no entorno dos trilhos foi redobrada. A BR Mobilidade intensificou as campanhas de orientação para pedestres, ciclistas e motoristas. O objetivo é educar a população sobre a convivência segura com o VLT, reforçando comportamentos preventivos para evitar acidentes em cruzamentos e áreas de embarque.
O trabalho de conscientização acontece de forma contínua ao longo de todo o trajeto. As autoridades reforçam que, embora o VLT seja um transporte silencioso e eficiente, pedestres devem estar sempre atentos e evitar o uso de fones de ouvido ao atravessar a via, enquanto motoristas devem respeitar rigorosamente a sinalização semafórica exclusiva do sistema para garantir que a ampliação do serviço traga apenas benefícios à Baixada Santista.
Leia também

Mulher é resgatada após acionar botão do pânico durante sequestro em Cubatão

Empresas brasileiras migrando para o Paraguai

Após passar por audiência de custódia, Robinho é encaminhado para o presídio de Tremembé

A fascinante e bem remunerada atividade de palestrante

Mulher que engoliu mais de 30 cápsulas de drogas começa a expelir substância em hospital no Guarujá

Falta de programa de candidatos é substituída por troca de acusações

Em clima de Copa, Museu Pelé vira base institucional da CBF no Centro Histórico de Santos

Carreta bate contra mureta e interdita alça de acesso da Anchieta em Cubatão

Tentativa de roubo a casal termina com criminoso contido por PM de folga

Santos retoma projeto que transforma trecho da orla em espaço para esporte e convivência