Caminhoneiro e sobrinha de 5 anos são sequestrados durante assalto em Santos

Criminosos tentaram roubar carga de açúcar, mas acabaram presos após ação rápida da Polícia Militar

Vítimas foram são resgatadas pela PM após serem feitos reféns - Imagem: Divulgação | PMSP
Vítimas foram são resgatadas pela PM após serem feitos reféns - Imagem: Divulgação | PMSP

Lívia Gennari Publicado em 04/07/2025, às 16h40


Dois homens foram presos após sequestrarem um caminhoneiro e a sobrinha dele, uma criança de apenas 5 anos, durante a madrugada de sexta-feira (4), em Santos, na Baixada Santista. O crime ocorreu enquanto as vítimas dormiam dentro do caminhão, que estava estacionado no bairro Alemoa, aguardando o momento para realizar a entrega de uma carga de açúcar em um terminal da região.

Tentativa de roubo se transforma em sequestro

De acordo com informações da Polícia Militar, os suspeitos, de 18 e 35 anos, quebraram o vidro do veículo e anunciaram o assalto. Sem conseguir dar partida no caminhão, os criminosos decidiram sequestrar o motorista, de 40 anos, e a criança, levando-os para uma comunidade próxima, cujo nome não foi divulgado pelas autoridades.

O caminhoneiro, morador da cidade de Águas de Santa Bárbara, no interior de São Paulo, estava com a sobrinha no veículo enquanto aguardava para descarregar a carga. Os pais da menina, que também trabalham como caminhoneiros, dormiam em outro veículo nas proximidades e não perceberam o ataque.

A ação dos criminosos foi presenciada por uma testemunha, que acionou imediatamente a PM e informou as características dos veículos usados pelos bandidos. Com as informações em mãos, equipes da PM iniciaram buscas pela região.

Segundo a capitã Fúlvia Guisini, comandante da 4ª Companhia da PM, o sequestro foi motivado pela busca pela carga. Como os criminosos não conseguiram dar partida no caminhão, decidiram levar as vítimas nos próprios carros, com a intenção de, posteriormente, tentar retomar o roubo da carga.

“Eles queriam a carga de açúcar. Como o caminhoneiro não estava com a chave, eles decidiram levar as vítimas para ganhar tempo e tentar localizar a chave para levar o caminhão”, explicou a policial.

Resgate em comunidade

Durante o patrulhamento, os policiais conseguiram localizar os veículos utilizados no crime em direção a uma comunidade. Um dos suspeitos, que estava com o caminhoneiro e a criança, foi abordado e preso. O outro homem tentou fugir ao pular em um córrego, mas foi capturado em seguida. Um terceiro indivíduo, apontado como cúmplice, conseguiu escapar e ainda está sendo procurado.

As vítimas passaram cerca de duas horas sob poder dos sequestradores e, segundo a PM, o caminhoneiro foi ameaçado de morte com uma arma de fogo durante o tempo em que permaneceu em cativeiro.

Os dois suspeitos detidos foram levados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos, onde o caso foi registrado. Ambos já tinham passagens criminais anteriores, incluindo roubo e tráfico de drogas. A polícia segue em busca do terceiro envolvido.

Felizmente, o caminhoneiro e a criança foram resgatados sem ferimentos físicos.