Polícia

Força Tática apreende adolescente e localiza sacola com drogas em área de mata de Itanhaém

Ação ocorreu nesta segunda-feira (5) no Nossa Senhora do Sion. Menor confessou apoio ao tráfico e foi liberado para a avó

Incursão da Força Tática em área de mata resulta em cerco policial e apreensão de entorpecentes em Itanhaém - Foto: Reprodução
Incursão da Força Tática em área de mata resulta em cerco policial e apreensão de entorpecentes em Itanhaém - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 07/10/2026, às 10h22


Uma operação de combate ao tráfico de entorpecentes em Itanhaém terminou com a apreensão de um adolescente e o recolhimento de drogas no bairro Nossa Senhora do Sion. A ação foi conduzida por policiais da Força Tática do 29º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) na última segunda-feira (5), após denúncias apontarem o intenso comércio ilícito na região.

Incursão na mata e fuga

De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência teve início quando a equipe decidiu realizar uma incursão a pé em uma área de mata frequentemente utilizada por criminosos para a venda e ocultação de drogas. Durante a varredura tática, os agentes visualizaram um indivíduo empreendendo fuga pela vegetação ao notar a aproximação da viatura.

Embora o suspeito tenha tentado despistar a equipe em meio à folhagem, os policiais refizeram o trajeto da fuga e localizaram uma sacola abandonada. Em seu interior, havia porções de drogas prontas para a comercialização e uma quantia em dinheiro, evidenciando a prática do tráfico no local.

Cerco policial, confissão e liberação

Para impedir que os envolvidos escapassem, os militares montaram um cerco no entorno da área de mata. Pouco tempo depois, um adolescente foi interceptado e abordado ao tentar sair da vegetação. Ele apresentava um ferimento no pé, possivelmente sofrido durante a correria, mas não carregava materiais ilícitos no momento da revista pessoal.

Ao ser questionado sobre sua presença no local, no entanto, o jovem confessou sua participação no esquema criminoso. Ele relatou aos policiais que atuava na função de apoio ao ponto de venda de entorpecentes, atividade popularmente conhecida como "olheiro" ou "contenção", e chegou a delatar outros dois indivíduos que seriam os responsáveis diretos pelo controle da biqueira.

O menor foi conduzido à Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Itanhaém para a formalização do caso. A ocorrência foi registrada como ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. Após a elaboração do boletim de ocorrência e o comparecimento de sua avó, que assumiu a responsabilidade legal, o adolescente foi liberado, conforme as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).