Ação ocorreu nesta segunda-feira (5) no Nossa Senhora do Sion. Menor confessou apoio ao tráfico e foi liberado para a avó

Redação Publicado em 07/10/2026, às 10h22
Uma operação de combate ao tráfico de entorpecentes em Itanhaém terminou com a apreensão de um adolescente e o recolhimento de drogas no bairro Nossa Senhora do Sion. A ação foi conduzida por policiais da Força Tática do 29º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) na última segunda-feira (5), após denúncias apontarem o intenso comércio ilícito na região.
Incursão na mata e fuga
De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência teve início quando a equipe decidiu realizar uma incursão a pé em uma área de mata frequentemente utilizada por criminosos para a venda e ocultação de drogas. Durante a varredura tática, os agentes visualizaram um indivíduo empreendendo fuga pela vegetação ao notar a aproximação da viatura.
Embora o suspeito tenha tentado despistar a equipe em meio à folhagem, os policiais refizeram o trajeto da fuga e localizaram uma sacola abandonada. Em seu interior, havia porções de drogas prontas para a comercialização e uma quantia em dinheiro, evidenciando a prática do tráfico no local.
Cerco policial, confissão e liberação
Para impedir que os envolvidos escapassem, os militares montaram um cerco no entorno da área de mata. Pouco tempo depois, um adolescente foi interceptado e abordado ao tentar sair da vegetação. Ele apresentava um ferimento no pé, possivelmente sofrido durante a correria, mas não carregava materiais ilícitos no momento da revista pessoal.
Ao ser questionado sobre sua presença no local, no entanto, o jovem confessou sua participação no esquema criminoso. Ele relatou aos policiais que atuava na função de apoio ao ponto de venda de entorpecentes, atividade popularmente conhecida como "olheiro" ou "contenção", e chegou a delatar outros dois indivíduos que seriam os responsáveis diretos pelo controle da biqueira.
O menor foi conduzido à Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Itanhaém para a formalização do caso. A ocorrência foi registrada como ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. Após a elaboração do boletim de ocorrência e o comparecimento de sua avó, que assumiu a responsabilidade legal, o adolescente foi liberado, conforme as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Leia também

Fundo Social de Santos encerra arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

CAC é preso em flagrante e PM reformado é detido com armas em local de votação no Guarujá

Praia Grande aprova lei que bloqueia condenados por crimes sexuais em cargos públicos

Guarda Municipal prende homem por importunação sexual dentro de hospital no Humaitá, em São Vicente

Morre aos 91 anos o médico patologista Mario Flávio de Paes e Alcântara, fundador do Iacs

Ameaçado de extinção, mero gigante aparece morto na Praia da Boca da Barra, em Itanhaém

Casos de dengue despencam 83% e mortes caem quase 90% neste ano em seis cidades da Baixada Santista

Santos celebra legado de vanguarda com a 8ª Semana Cultural Gilberto Mendes; veja programação

Fuga no entorno da Gruta: suspeito de tráfico é preso com rádio, caderneta e drogas em Santos

Rumo a Los Angeles 2028: santista Larissa Rossi fatura bronze no Albânia Open de Taekwondo