Ocorrência foi registrada pelo 45º BPM/I na madrugada de segunda-feira após chamado anônimo às 2h48

Redação Publicado em 02/07/2026, às 17h02
Uma denúncia anônima mobilizou a Polícia Militar e resultou na apreensão de artefatos explosivos na madrugada da última segunda-feira (29), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Os materiais perigosos estavam escondidos no interior de uma habitação no bairro Vila Antártica.
Equipes vinculadas ao 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) se deslocaram até o endereço indicado por volta das 2h48. De acordo com as informações transmitidas à corporação, um homem estaria utilizando o barraco como base para o armazenamento de explosivos e de um fuzil de assalto calibre 5,56.
Varredura e isolamento da área
Ao chegarem ao local exato do chamado, os policiais militares iniciaram uma varredura tática pelo imóvel. O homem apontado como responsável pelo arsenal não foi localizado no perímetro, e o armamento pesado mencionado na queixa também não foi encontrado durante as buscas.
Contudo, os policiais confirmaram a veracidade da denúncia ao localizarem a carga de explosivos dentro da estrutura de madeira. Diante do alto potencial de destruição e do risco iminente de uma detonação involuntária em área residencial, o comando da operação determinou o isolamento imediato de todo o quarteirão e o afastamento de moradores.
Atuação especializada:
Peritos do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), vindos da capital, foram deslocados até a Baixada Santista para assumir os trabalhos. Os técnicos antibombas realizaram a análise da estabilidade química dos materiais, adotaram as medidas de neutralização e fizeram o recolhimento seguro de todos os artefatos.
Após a retirada completa da carga e a liberação da área para circulação, o caso foi encaminhado para registro na Central de Polícia Judiciária de Praia Grande. Os explosivos apreendidos serão submetidos a exames periciais complementares para tentar rastrear sua origem, enquanto a Polícia Civil assume o inquérito para identificar o paradeiro do suspeito e investigar se o material seria utilizado por facções criminosas para ataques a agências bancárias ou carros-fortes na região.
Leia também

Serviço de balsas entre Bertioga e Guarujá suspenso temporariamente nesta terça-feira (22)

Impactos do nível do mar em Santos: estudo da Unifesp alerta para ameaça ambiental

Deputado Lucas Bove é denunciado por violência doméstica e pode ter prisão decretada

Quando a fofoca vira história da arte

CEO da Hapvida participa de painel sobre inteligência artificial na saúde suplementar

A “queda livre” da direcional engenharia na bolsa nessa terça-feira. Construtora acumula desvalorização de mais 26% no ano

CEO da Hapvida participa de painel sobre inteligência artificial na saúde suplementar

Colisão entre moto e caminhão na Avenida Dom Pedro I deixa jovem ferido em Guarujá

Restaurante de Santos é condenado após ajudante de cozinha sofrer queimaduras em 36% do corpo

Grávida de quatro meses denuncia agressão e violência sexual cometidas pelo ex em São Vicente