Polícia

GCM de São Vicente prende homem em flagrante com drogas escondidas em pote de iogurte

Durante abordagem, GCM encontrou 11 porções de cocaína e 17 de maconha escondidas

A Guarda Civil Municipal prendeu um homem em flagrante por tráfico de drogas durante patrulhamento na Avenida Deputado Ulisses Guimarães - Foto: Divulgação/ Polícia Civil
A Guarda Civil Municipal prendeu um homem em flagrante por tráfico de drogas durante patrulhamento na Avenida Deputado Ulisses Guimarães - Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Redação Publicado em 24/02/2026, às 11h36


A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente realizou uma importante prisão em flagrante na manhã da última sexta-feira (21). A ação ocorreu durante o patrulhamento preventivo realizado pela equipe da Ronda Escolar na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, localizada no bairro Rio Branco, área continental da cidade. Enquanto faziam o policiamento de rotina para garantir a segurança no entorno das unidades de ensino, os agentes notaram um homem com comportamento suspeito.

O indivíduo, que vestia camisa vermelha e calça jeans, chamou a atenção da guarnição devido a um volume atípico na região da cintura. Ao perceber a aproximação da viatura da GCM, o homem tentou mudar bruscamente de direção na tentativa de evitar a fiscalização. Diante da fundada suspeita, os guardas realizaram um breve acompanhamento tático e efetuaram a abordagem para revista pessoal, garantindo a ordem pública no local.

Ocultação criativa e reincidência

Durante a busca pessoal, os agentes descobriram que o suspeito utilizava um pote de iogurte para ocultar os entorpecentes. Dentro do recipiente, foram encontradas 11 porções de uma substância análoga à cocaína e 17 porções de substância semelhante à maconha, todas já fracionadas para a venda. Além das drogas, os guardas apreenderam a quantia de R$ 23,25 em dinheiro trocado, valor comumente associado à comercialização direta com usuários.

Ao ser questionado sobre o material, o homem alegou que os itens seriam para consumo próprio. No entanto, a equipe da Ronda Escolar identificou o indivíduo como sendo o mesmo que já havia sido conduzido pela corporação no último dia 3 de fevereiro, também por envolvimento com o tráfico de drogas. Ao realizar a consulta no sistema Infoseg, os agentes verificaram que ele possuía uma medida "cautelar" em seu prontuário, indicando que o suspeito já estava sob monitoramento da Justiça por delitos anteriores.

Procedimentos judiciais e prisão

Seguindo os protocolos de segurança, o homem foi levado ao Pronto-Socorro Central para passar por uma avaliação médica de rotina antes de ser apresentado na 1ª Delegacia de Polícia de São Vicente. Na unidade policial, a autoridade de plantão analisou as circunstâncias da apreensão e ratificou a prisão em flagrante. A decisão levou em conta não apenas a quantidade e a forma de acondicionamento das drogas, mas também o histórico de reincidência do indivíduo.

A GCM informou que o suspeito não ofereceu resistência e não tentou fugir durante toda a operação, motivo pelo qual não foi necessário o uso de algemas. O material ilícito foi encaminhado para perícia e o homem permanece detido, à disposição da Justiça. A ação reforça o papel preventivo da Guarda Civil no combate ao microtráfico e na proteção dos perímetros escolares de São Vicente.