Assaltante foi preso em flagrante e a polícia pediu sua prisão preventiva para garantir a ordem pública

Redação Publicado em 31/03/2026, às 09h36
A tarde desta segunda-feira (30) foi marcada por momentos de tensão no bairro Aparecida, em Santos. Por volta das 17h40, um homem de 47 anos invadiu a joalheria Vivara, dentro do Shopping Praiamar, e anunciou um assalto que mobilizou rapidamente as equipes de segurança do centro de compras e a Polícia Civil. O criminoso agiu de forma direta, rendendo as funcionárias sob graves ameaças.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela 1ª DIG/Deic, o suspeito, identificado como Cícero Cilderi Pereira, simulou estar armado ao levar a mão à cintura. O relato de uma das vítimas descreve a agressividade da abordagem:
“É um assalto. Pega tudo o que você tem de ouro pesado e coloca em uma sacola”, teria ordenado o assalto. Ele ainda reforçou a ameaça: “Estou armado e se você fizer qualquer coisa eu dou tiro na sua cara”.
Botão de pânico
Mesmo sob forte pressão psicológica, uma das vendedoras conseguiu manter a calma e acionou discretamente o botão de pânico da loja. O sinal de alerta foi recebido em tempo real pela central de segurança do shopping, que enviou uma equipe ao local em poucos minutos. Os seguranças conseguiram conter o homem ainda dentro do estabelecimento, antes que ele pudesse fugir pelos corredores.
Para evitar pânico entre os clientes e curiosos no shopping, o suspeito foi conduzido a uma sala reservada até a chegada dos policiais civis. Ao ser levado para a delegacia, Cícero optou pelo direito constitucional de permanecer em silêncio. A Polícia Civil considerou o crime como roubo consumado, uma vez que o objeto do crime chegou a estar em posse do assaltante por alguns instantes.
Joias de alto valor recuperadas
A rápida intervenção garantiu que nenhuma joia fosse levada. Todos os itens foram recuperados e devolvidos à loja após a perícia. Entre as peças selecionadas pelo criminoso, estavam itens de luxo que somam um valor impressionante:
O valor total das mercadorias recuperadas foi de R$ 91.080,00. Diante da gravidade da ameaça e do alto valor dos bens, a autoridade policial ratificou a prisão em flagrante e solicitou à Justiça a conversão para prisão preventiva, visando garantir a ordem pública. Imagens das câmeras de monitoramento da joalheria já foram solicitadas para ajudar no fechamento das investigações.
Leia também

Jota Quest fará shows no aniversário de Santos em 2024

Guarujá abre 350 vagas em curso gratuito voltado ao setor portuário

Bove defende escolher "corrupto, mas cristão" e provoca debate sobre moral na política; parlamentar enfrenta acusação de violência doméstica

Confira o chaveamento, confrontos, dias e horários das quartas de final da Copa do Mundo

Serviço de balsas entre Bertioga e Guarujá suspenso temporariamente nesta terça-feira (22)

Motociclista de 21 anos morre após atingir linha com cerol na Rodovia dos Imigrantes

Operação identifica furto de energia e apreende bebidas e cigarros irregulares em adega de Bertioga

BMW atinge poste, interrompe fornecimento de energia e motorista desaparece após acidente em Santos

Festival Santos Café oferece quatro dias de atrações gratuitas em Santos

Lobo-marinho é monitorado após aparecer descansando em praia de Mongaguá