Os interessados têm que ter 18 anos até a data da posse

Karina Faleiros Publicado em 18/10/2023, às 13h10
Nesta quinta-feira (19), às 17h, termina as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Santos, que oferece 200 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal.
Segundo a prefeitura, o salário é de R$ 3.032,73 e jornada de trabalho de 40 horas semanais. A taxa de inscrição é de R$ 57,00. Os interessados em participar do concurso, têm que ter 18 anos até a data da posse, Ensino Médio completo e Carteira Nacional de Habilitação para motocicleta e carro, não podem possuir antecedentes criminais e devem ter altura mínima de 1,65m (homem) ou 1,58 (mulher).
No total, 20 vagas são reservadas para pessoas com deficiência e 40 para pessoas negras.
Etapas
1ª Etapa: Prevista para ocorrer no dia 3 de dezembro, na primeira etapa haverá prova objetiva e redação. A avaliação de caráter eliminatório e classificatório, constará de questões de múltipla escolha, sobre Língua Portuguesa, Matemática, conhecimentos básicos e Legislação Municipal e conhecimentos específicos. Na redação, o candidato fará um relatório de ocorrência, de 20 a 30 linhas, sobre conhecimentos específicos do cargo do tema proposto.
2ª etapa: Trata-se da aptidão física, com aferição da altura. Já na última etapa, haverá avaliação psicológica para verificar se o candidato tem o perfil exigido para o cargo e para o porte e uso de arma de fogo. A previsão é de que os aprovados sejam chamados entre abril e maio do próximo ano. Com isso, ao final do processo, a corporação passa a contar com efetivo de 696 guardas.
Com validade de um ano, o concurso público pode ser prorrogado uma única vez por igual período a contar da data da homologação do resultado final.
Leia também

Forbes expõe a perda de controle de Silvio Tini sobre seu império bilionário

Escândalos financeiros e o império em risco de Silvio Tini

Bolsonaro corre risco de vida

Ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Dida Bendine assume comando do Digimais

Irmãs Maria Fernanda Pinheiro e Carla Tuck Schneider se aliam a bilionário Silvio Tini contra a própria mãe

Empresário é morto a tiros na orla de Bertioga; câmeras registram fuga de suspeito

Bolsonaro corre risco de vida

Polícia Civil investiga clínica infantil em Santos por suspeita de fraudes

Ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Dida Bendine assume comando do Digimais

Sem espaço no Santos, Luisão é emprestado ao Goiás