Segurança pública

Investigado por golpes contra empresários da Baixada é detido em operação da Polícia Civil

Ação da Deic de Santos cumpriu mandados em Franca após meses de apuração; um dos alvos acabou preso por dívida de pensão alimentícia

Policiais civis de Santos cumpriram mandados de busca em Franca durante operação contra suspeitos de golpes e extorsão contra empresários da Baixada Santista - Imagem: Reprodução/TV Tribuna
Policiais civis de Santos cumpriram mandados de busca em Franca durante operação contra suspeitos de golpes e extorsão contra empresários da Baixada Santista - Imagem: Reprodução/TV Tribuna

Redação Publicado em 03/03/2026, às 14h19


A Polícia Civil de Santos realizou uma operação em Franca contra um grupo suspeito de extorsão e golpes direcionados a empresários da Baixada Santista, resultando na prisão de um investigado com mandado em aberto.

As investigações, que ocorreram sob sigilo, revelaram que o grupo operava de forma estruturada, utilizando táticas de pressão sobre suas vítimas, o que caracteriza estelionato e extorsão.

Durante a operação, foram apreendidos celulares e materiais que serão analisados para fortalecer o inquérito, enquanto a Secretaria de Segurança Pública informou que as investigações continuam e orienta vítimas a registrarem boletins de ocorrência.

A Polícia Civil de Santos realizou uma operação contra um grupo suspeito de aplicar golpes e praticar extorsão contra empresários da Baixada Santista. A ação ocorreu nesta segunda-feira em Franca, no interior paulista, após meses de investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Investigações Criminais. Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, um dos investigados foi preso porque tinha mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia.

De acordo com a apuração, o grupo atuava de forma estruturada e teria como alvo principal empresários da região. As investigações foram conduzidas sob sigilo e envolveram trabalho de inteligência para identificar os suspeitos e os endereços ligados a eles fora do litoral.

Com o avanço das diligências, dois homens passaram a ser monitorados em Franca. As equipes da Polícia Civil se deslocaram até a cidade para cumprir os mandados judiciais. Durante a operação, celulares e outros materiais foram apreendidos e devem passar por análise técnica para reforçar as provas no inquérito.

Segundo o delegado responsável pelo caso, o grupo utilizava estratégias para pressionar as vítimas, o que caracteriza os crimes de estelionato e extorsão. Os detalhes da investigação não foram divulgados porque o processo tramita sob segredo de Justiça.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que as apurações continuam e que outras informações não podem ser antecipadas neste momento para não comprometer o andamento do caso.

A Polícia Civil orienta empresários e demais vítimas de golpes a registrarem boletim de ocorrência para colaborar com as investigações.