Prisão ocorreu em 19 de março, em Itanhaém; suspeito estaria reorganizando a atuação da facção após recentes detenções

Redação Publicado em 20/03/2026, às 16h59
Ewerton Araujo Roque, uma das principais lideranças do PCC em Mato Grosso do Sul, foi preso em Itanhaém, São Paulo, durante uma operação da Polícia Civil, que visa desarticular a facção criminosa na região.
Roque estava no litoral paulista para reorganizar a estrutura do grupo após recentes prisões e foi encontrado com drogas e dinheiro, confirmando seu papel de liderança na organização.
Ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa, e as investigações continuam para identificar outros membros da rede de distribuição de entorpecentes, com outras prisões já ocorrendo na área.
Um homem apontado como uma das principais lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Mato Grosso do Sul foi preso no litoral de São Paulo durante uma ação da Polícia Civil. Ewerton Araujo Roque, de 30 anos, conhecido pelos apelidos “Vampirinho” e “Santista”, foi detido no dia 19 de março, no bairro Santa Cruz, em Itanhaém.
A captura foi realizada por equipes da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), que monitoravam a movimentação do suspeito após uma sequência de operações que atingiram integrantes da facção. Segundo a polícia, ele ocupava posição estratégica na organização criminosa, sendo responsável por coordenar atividades no estado do Mato Grosso do Sul.
As investigações indicam que Roque havia se deslocado até o litoral paulista com o objetivo de reorganizar a estrutura do grupo, afetada por prisões recentes. Durante diligências relacionadas a um ponto de tráfico de drogas, os agentes identificaram um imóvel vinculado ao suspeito.
Após campana, os policiais abordaram o investigado ao sair da residência. Com ele, foram encontradas porções de substância semelhante à cocaína e uma quantia em dinheiro. Na sequência, a equipe realizou buscas no imóvel, onde localizou mais entorpecentes prontos para comercialização, além de pés de cannabis.
De acordo com a Polícia Civil, o próprio suspeito confirmou vínculo com a facção e sua função de liderança regional. Ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa. O material apreendido foi encaminhado para perícia.
Ainda segundo a corporação, o homem já possuía antecedentes criminais por roubo. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e o funcionamento da rede de distribuição de drogas na região.
Nos últimos dias, outras prisões de integrantes do grupo também foram realizadas em Itanhaém, indicando uma ofensiva das forças de segurança contra a atuação da organização no litoral sul paulista.
Leia também

Trabalhador morre após cair de 6º andar de prédio em construção em Praia Grande

Guarujá inaugura primeiro ambulatório trans da Baixada Santista

Governo lança crédito para vítimas do apagão em SP

Motociclista sofre acidente grave ao usar celular enquanto dirigia na Imigrantes

Defesa Civil de Santos emite alerta para instabilidades e chuva no litoral paulista

Guilherme Derrite e avanço de concorrentes alteram disputa ao Senado em SP

Praia Grande utiliza “ecoboat” para proteger biodiversidade e evitar poluição marinha

Monitoramento inteligente: Praia Grande e Santos lideram rede de vigilância no litoral

Parques de Santos oferecem programação gratuita com foco em educação ambiental

Santos inicia monitoramento para mapear presença do mosquito da dengue