Investigação aponta que cocaína seria enviada para a África, Ásia e Europa, com apoio da polícia federal no caso
Gabriel Nubile Publicado em 22/08/2025, às 10h42
Mais de 180 quilos de cocaína foram apreendidos em uma operação da Polícia Civil em Guarujá. Dois homens foram presos em flagrante, e a droga seria enviada para a África, Ásia e Europa em cascos de navios, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
O trabalho da polícia começou após uma denúncia de que um carro estava sendo usado para transportar drogas. Os policiais seguiram o carro, que estava parado em frente a uma casa no bairro Santa Rosa. Eles ficaram de olho no local, e pouco tempo depois, o motorista saiu e dirigiu até outra casa, no Jardim Esplanada do Castelo. Lá, ele foi recebido por um segundo suspeito, que abriu o portão da garagem.
Material encontrado e o 'esquema'
O motorista estacionou na garagem e, no momento em que a dupla estava retirando as sacolas da caçamba, os agentes realizaram a abordagem. Dentro do carro, foram encontrados 135 tijolos de cocaína. A polícia também encontrou outros itens que indicam o modo de operação da quadrilha: cilindros de mergulho, roupas de neoprene, seladoras, rastreadores, um telefone por satélite, celulares e dinheiro.
Toda essa aparelhagem, principalmente os cilindros de mergulho e as roupas de mergulho, seriam usadas para esconder a droga em compartimentos externos de navios. A polícia acredita que os criminosos agem como "búfalos d'água", nome dado aos mergulhadores que prendem a droga nos cascos das embarcações. Após a apreensão, a polícia federal foi acionada para seguir com a investigação e descobrir mais detalhes sobre o esquema.
A dupla foi levada para a Delegacia Sede de Guarujá, onde o caso foi classificado como tráfico de drogas. Os dois homens permanecem presos, à disposição da Justiça.
Leia também
Caso Igor Peretto: Ministério Público recorre da decisão que soltou viúva de comerciante assassinado em Praia Grande
Polícia prende provável 'tesoureira' do PCC que comandava as finanças do tráfico em Santos
PAT de São Vicente esta com mais de 400 vagas abertas; confira
Um grito que ainda nos aterroriza
Polícia faz 'limpa' em Guarujá e Santos contra a venda de bebidas falsificadas
Obras na Ponte Pênsil alteram trânsito em São Vicente durante a semana; confira
Guarujá planeja implantar faixas exclusivas para motos a partir de 2026
Caso Igor Peretto: Ministério Público recorre da decisão que soltou viúva de comerciante assassinado em Praia Grande
Justiça nega prisão domiciliar a empresário preso por lavagem de dinheiro em Santos
Carrefour é condenado a pagar R$ 50 mil por servir comida com larvas a funcionária de Guarujá