Criminosos em motocicletas abriram fogo contra viatura na madrugada

Redação Publicado em 22/06/2026, às 08h47
A violência armada voltou a assustar os moradores dos morros de Santos e fez mais uma vítima na corporação da Polícia Militar. Um soldado de apenas 27 anos acabou baleado durante um patrulhamento de rotina pelas ruas do Morro São Bento. O ataque aconteceu na madrugada do último sábado (20), quando homens armados em motocicletas cruzaram com a viatura e abriram fogo na direção dos policiais de plantão. O atentado está sendo tratado pelas autoridades da Polícia Civil como tentativa de homicídio qualificado.
De acordo com o balanço oficial da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os criminosos agiram de forma rápida e covarde. Um dos tiros disparados pela quadrilha atravessou a lataria e atingiu o jovem policial militar diretamente na perna esquerda.
Fuga pelas ruelas e socorro médico na Santa Casa
Logo após efetuarem a sequência de disparos contra a equipe da PM, os motociclistas aceleraram e fugiram em alta velocidade aproveitando o conhecimento das ruelas e vielas do morro. Outras viaturas da área foram acionadas e montaram um cerco em pontos de saída da comunidade, mas os suspeitos conseguiram escapar e nenhum envolvido tinha sido localizado até o encerramento do plantão policial.
O policial ferido recebeu os primeiros socorros dos próprios companheiros de farda e foi levado às pressas para o pronto-socorro da Santa Casa de Santos, que é a principal unidade hospitalar da região. O hospital realizou todos os procedimentos médicos de urgência para conter o ferimento, mas os detalhes sobre o quadro clínico atual do agente e a gravidade da lesão não foram revelados pelos médicos.
Perícia recolhe cápsulas no local do crime
Assim que a situação foi controlada na comunidade, equipes de investigadores e peritos do Instituto de Criminalística foram até o endereço exato do ataque para coletar pistas. Os profissionais buscaram por cápsulas deflagradas e estilhaços que possam revelar o calibre das armas utilizadas pelos criminosos, além de analisar os danos provocados na estrutura da viatura atingida pelos tiros.
Por enquanto, o comando da polícia ainda não sabe precisar quantos bandidos participaram da emboscada. O boletim de ocorrência foi registrado oficialmente na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos. As investigações agora seguem sob sigilo para tentar identificar os proprietários das motos e prender os autores do crime.
Leia também

Fiscalização no Porto de Santos apreende lote ilegal de peças de armamento de uso restrito

Praia Grande revisa plano de contingência e orienta população sobre ventos intensos no fim de semana

Celular ajuda a identificar suspeito em assassinato no litoral de SP

Governo de SP adota protocolo de segurança e alertas nas travessias de balsas devido aos ventos fortes

Santos prevê forte chuva, mar agitado e maré elevada nesta semana

Homem foragido é preso e fábrica clandestina de submetralhadoras é fechada em São Vicente

Ventania forte faz Bertioga suspender aulas na rede municipal nesta sexta e sábado

Pane na rede aérea do VLT causa transtorno aos motoristas no Canal 1, em Santos

Fiscalização no Porto de Santos apreende lote ilegal de peças de armamento de uso restrito

Drones armados: novas ameaças no combate ao crime