Prefeitura apreende 52 patinetes elétricas na orla de Santos

Ação visa coibir estacionamento indevido e violações às normas de trânsito

Mais de 50 patinetes elétricos são apreendidos na orla de Santos. - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos
Mais de 50 patinetes elétricos são apreendidos na orla de Santos. - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos

Marina Milani Publicado em 04/02/2024, às 12h28


Neste último sábado (3), uma operação conjunta realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e Guarda Civil Municipal (GCM) resultou na apreensão de 52 patinetes elétricas na orla e vias próximas. A ação da Prefeitura teve como foco coibir irregularidades e garantir a segurança viária, mas gerou controvérsias.

A maioria das apreensões (48) ocorreu devido a estacionamento indevido em calçadas, prejudicando a circulação de pedestres, conforme estabelecido pela Lei Municipal 4.221, de 28 de junho de 2023. Outros dois patinetes foram recolhidos por transporte irregular, com mais de uma pessoa no veículo, enquanto um caso envolveu o transporte de carga, violando a Resolução 966 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A ação mobilizou agentes da CET em bikes e motos, com apoio de uma viatura da GCM. Todos os equipamentos apreendidos foram encaminhados para o pátio de estacionamento de veículos no Jabaquara. Os proprietários podem retirá-los mediante apresentação de documentação e pagamento de multa e taxas.

A Prefeitura de Santos destacou que, desde o início da Operação Verão em dezembro, a CET e a GCM têm realizado ações de orientação aos usuários de patinetes elétricas, esclarecendo as normas de circulação. Após o período de instrução, as fiscalizações com apreensões foram iniciadas. Na última semana, oito patinetes foram recolhidos.

A empresa Jet, que opera as patinetes elétricas em Santos, se manifestou em nota, alegando que a operação foi agressiva e que trabalhadores da empresa foram empurrados e insultados pelos agentes municipais. A Jet reforçou seu compromisso com a segurança dos usuários e afirmou estar disposta a colaborar com a CET e a Prefeitura para garantir a utilização adequada das patinetes como alternativa de transporte urbano.

A população pode acionar a CET-Santos pelo telefone 08007719194, a GCM pelo 153, e a Polícia Militar pelo 190 para denunciar irregularidades relacionadas ao uso das patinetes elétricas.

Compartilhe