O projeto Santos 500+ reúne autoridades e especialistas para discutir a demografia e os desafios que a cidade enfrentará nas próximas décadas.

Otávio Alonso Publicado em 26/01/2026, às 15h58
A cidade de Santos comemora nesta segunda (26), seu 480º aniversário. Para além das festividades e comemorações, o munícipio já planeja seu futuro: nesta quarta-feira (28) terão início a uma série de debates para pensar o futuro urbano e social nas próximas décadas. A iniciativa reúne o Grupo Tribuna, a Prefeitura de Santos e o Governo do Estado de São Paulo no projeto Santos 500+, que prevê seis encontros temáticos até a cidade completar 500 anos.
O primeiro encontro ocorre a partir das 14 horas, no auditório do Grupo Tribuna, e tem como tema a demografia. O debate aborda quem compõe a população santista hoje, como ela vem mudando ao longo do tempo e quais serão os reflexos dessas transformações no planejamento da cidade, nas políticas públicas e na organização urbana.
A abertura oficial do fórum é conduzida pelo prefeito Rogério Santos. Em seguida, são apresentados dados atualizados sobre a evolução da população por faixa etária nas últimas décadas e projeções para os próximos 20 anos. As informações foram compiladas pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, a Seade, a pedido do Grupo Tribuna.
Os números mostram um crescimento acelerado da população idosa e, ao mesmo tempo, uma redução nas faixas etárias mais jovens. Esse movimento está diretamente ligado ao aumento da expectativa de vida e à queda no número de nascimentos, fenômenos que já impactam áreas como saúde, mobilidade, habitação e mercado de trabalho.
Após a apresentação dos dados, o encontro entra na fase de debate com especialistas de diferentes áreas. Participam o sociólogo e demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, que traça um paralelo entre Santos e outras cidades do Brasil e do mundo, além de representantes dos campos do urbanismo, da engenharia, da pesquisa educacional e da medicina, com foco em soluções para os desafios do envelhecimento populacional. A Prefeitura de Santos também participa do painel por meio do secretário de Governo, Fábio Ferraz.
O projeto Santos 500+ tem como proposta antecipar discussões estratégicas sobre os principais desafios que a cidade deve enfrentar nas próximas duas décadas. Ao todo, serão seis encontros temáticos. O próximo está previsto para 24 de fevereiro e será dedicado às mudanças climáticas e às medidas necessárias para enfrentá-las no contexto local.
Leia também

Transporte coletivo recebe nota 7 em Praia Grande, mas lotação e atrasos preocupam usuários

Jovem que foi brutalmente agredido está na UTI há um mês; ainda não se sabe o que motivou o crime

Club Med Lake Paradise: Um Refúgio de Lazer e Conforto Próximo a São Paulo

Prefeitura de Santos abre inscrições para matrículas e transferências na rede municipal

Após batida de carro e moto jovens ficam feridos em rodovia do Litoral de São Paulo

Transporte coletivo recebe nota 7 em Praia Grande, mas lotação e atrasos preocupam usuários

Volta do feriado provoca congestionamento na Anchieta-Imigrantes; Operação Subida é acionada

Passageira de mototáxi morre após colisão com carro na Via Expressa Sul, em Praia Grande

Dois homens morrem na mesma praia em Itanhaém após afogamento e mal súbito

Temporal provoca estragos em Apiaí, destelha oito casas e deixa 47 pessoas desalojadas