Comunicação

Aprenda a falar em público com os melhores pregadores da história

Os melhores oradores da história foram pregadores que impressionaram os fiéis nas igrejas

Rachel Polito e eu mergulhamos fundo na pesquisa dos oradores sacros - Imagem: Freepik
Rachel Polito e eu mergulhamos fundo na pesquisa dos oradores sacros - Imagem: Freepik
Reinaldo Polito

por Reinaldo Polito

Publicado em 03/05/2024, às 14h58


As teorias da arte de falar em público não surgiram apenas da idealização de seus autores. Foram elaboradas com base nos exemplos bem-sucedidos dos grandes oradores, e, por que não dizer também, dos erros cometidos por eles. Assim, o que deu certo serviu como regra a ser seguida, e o que deu errado como indicação do que deve ser evitado.

Os melhores oradores da história foram pregadores que impressionaram os fiéis nas igrejas, advogados com sua eloquência admirável nos tribunais, políticos que nos palanques cativaram os eleitores. Como se comportaram esses “monstros” da oratória para conquistar tantas vitórias com sua capacidade de comunicação?

Pregadores do passado e do presente

Rachel Polito e eu mergulhamos fundo na pesquisa dos oradores sacros. Lemos atentamente cada um de seus sermões, assistimos às suas pregações ao vivo e pelos vídeos espalhados na internet. Estudamos as técnicas utilizadas em seus discursos. Escolhemos os mais representativos, especialmente comparando o desempenho deles em diferentes circunstâncias tratando do mesmo tema.

Valeu a pena. Desse trabalho nasceu o livro “Oratória para líderes religiosos”. As duas primeiras edições esgotaram rapidamente. Algo inacreditável ocorreu no lançamento da primeira edição. Ministramos palestra para líderes da Assembleia de Deus no Hotel Jequitimar, no Guarujá. Ficamos surpresos ao saber que a editora havia vendido no final mais de dois mil exemplares. Esse fato já teria justificado sua publicação.

Mensagens surpreendentes

Ao receber mensagens dos leitores, descobrimos que havíamos atirado em um alvo e acertado dezenas com o mesmo disparo. Executivos das mais diversas

atividades nos relataram que compraram o livro por curiosidade. Queriam saber quais as técnicas utilizadas pelos pregadores que tanto admiravam. Constataram que todas as lições dadas por eles poderiam ser perfeitamente aplicadas nas reuniões da empresa, com subordinados, pares, superiores hierárquicos, clientes e fornecedores.

Começaram a seguir rigorosamente as orientações para estruturar o discurso, os métodos de persuasão, a melhor colocação da voz, a adequação do vocabulário e as recomendações para se posicionarem e gesticularem com elegância e eficiência. Estavam muito satisfeitos com o resultado.

Aplicação fora do púlpito

Depois de receber vários depoimentos semelhantes, antes de publicar uma nova edição, resolvemos reescrever o livro atendendo também a esse público. No final de cada capítulo, acrescentamos uma parte chamada “Um minuto de reflexão para a prática fora do púlpito”. Nessa espécie de resumo, mostramos como todos os ensinamentos dados para os pregadores poderiam ser aplicados na vida corporativa.

Por exemplo, no capítulo em que mostramos aos pregadores como conquistar e manter a atenção dos fiéis, transportamos em poucas palavras as mesmas informações para serem usadas nas apresentações de projetos, de propostas, nos processos de negociação e lançamento de produtos:

Um exemplo

“Por mais interessante que seja o tema da reunião, temos de saber que depois de algum tempo os participantes irão se desconcentrar. Caberá a você, que está com a palavra, manter e recuperar a atenção dos ouvintes.

Se for possível se movimentar diante do grupo, de vez em quando mude a sua posição física andando de um lado para o outro. Sem exagerar.

Ao se locomover, tenha o cuidado de continuar mantendo o contato visual com as pessoas. É impressionante como esse tipo de comportamento faz com que elas nem percebam seus movimentos.

Fale com ritmo envolvente, pois essa espécie de “espetáculo” motiva os ouvintes a se concentrarem.

Em determinados momentos, interrompa a linha de raciocínio e conte uma história curta e interessante. Essa novidade atrairá a atenção do público e instigará as pessoas a continuar prestando atenção.

Procure criar expectativas, prometendo algum tipo de informação curiosa, inusitada no transcorrer da exposição”.

Um novo título

E assim, em todas as etapas, o conselho apropriado para que o conteúdo da obra possa ser posto em prática nas mais diversas circunstâncias. Os mesmos recursos do púlpito para as mesas de reunião.

A nova edição já informa no próprio título toda a sua utilidade: “Aprenda a falar em público com os melhores pregadores da história”. Como me alertou certa vez um experiente editor dos meus livros: “Escrever dá trabalho, mas reescrever exige ainda mais esforço e sacrifício”. O que ele não disse, entretanto, é que, por maior que seja o esforço, haverá sempre uma recompensa indescritível. Este é o caso. Siga pelo Instagram: @polito