Saiba como foi a vitória sobre o Cuiabá e confira onde assistir e os horários da próxima fase
Gabriella Souza Publicado em 13/01/2026, às 09h06
O Santos avançou para a terceira fase da Copinha com uma vitória diante do Cuiabá na última segunda-feira (12). A partida foi bem disputada e com chances de cada lado, porém o Peixe foi efetivo quando precisava com JP Chermont marcando o gol da classificação.
Chermont, autor do gol, é um dos jovens mais promissores de sua geração. O lateral-direito assinou seu contrato profissional em 2022 e passou a fazer parte do elenco principal dois anos depois com um gol. Em 2025 perdeu espaço e retornou para o Sub-20 para ter mais minutos e disputar a Copinha neste ano.
Para a partida, o técnico Vinicius Marques escalou dessa forma: Rodrigo Falcão; JP Chermont, João Ananias, João Alencar e Rafael Gonzaga; Gustavo Henrique (Kenay), Pepê Fermino e Bernardo (Benício); Nadson (Enzo Boer), Rafael Freitas (Pedro Assis) e Mateus Xavier.
Pressão total e bola na trave
Desde o apito inicial, houve pressão do Alvinegro Praiano. A primeira boa oportunidade veio de Nadson que conseguiu um ótimo cruzamento para Bernardo, mas o camisa 10 acabou mandando para fora.
O Cuiabá deu um susto aos 16 minutos, quando Gustavo saiu em velocidade e bateu cruzado, exigindo uma defesa difícil de Rodrigo Falcão. No entanto, o domínio era mesmo santista. Teve uma tentativa de gol de bicicleta do Bernardo e uma bola na trave de Nadson. Mesmo com tantas chances criadas e um volume de jogo muito superior, o primeiro tempo terminou sem ninguém balançar as redes.
Gol da vitória
Na volta do intervalo, o cenário continuou parecido. O Santos controlava a bola, enquanto o Cuiabá se fechava e tentava sair em contra-ataques rápidos. A insistência deu resultado aos 32 minutos do segundo tempo. Em uma cobrança de escanteio perfeita de Nadson, JP Chermont subiu e testou firme para o fundo do gol, garantindo a vantagem no placar.
Depois de sofrer o gol, o Cuiabá tentou sair mais para o jogo em busca do empate, mas não teve forças para furar a defesa santista. A única chegada mais perigosa foi um chute fraco de Lázaro, que o goleiro Falcão defendeu.
Além dos destaques de atletas que já atuaram no elenco principal como Chermont, Mateus Xavier e Gustavo Henrique, o atacante Nadson surpreendeu. O jovem de apenas 16 anos, também fez parte da Copa São Paulo do ano interior e logo após o término da competição, assinou o seu primeiro contrato profissional com o fim em 2028.
Próxima fase
O Peixe agora enfrenta a Ferroviária que bateu o Real Brasília por 2 a 0. Neste ano, os Meninos da Vila esperam fazer um jogo diferente em relação do ano passado, em que foi eliminado por esse adversário nos pênaltis em Araraquara.
A FPF já divulgou data e horário deste confronto da terceira fase. A partida vai ser realizada nesta quarta-feira (14), às 21h15, no estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos, com transmissão da XSports, no YouTube.