Tênis

João Fonseca e Marcelo Melo dominam cabeças de chave e avançam para as semis do Rio Open

Dupla brasileira superou Molteni e González com parciais de 6/4 e 6/0

, Fonseca e Melo mostraram sua força contra os cabeças de chave número 2 do torneio - Foto: Divulgação / Rio Open

Gabriella Souza Publicado em 19/02/2026, às 10h48

João Fonseca e Marcelo Melo dominaram completamente os argentinos Andrés Molteni e Máximo González, cabeças de chave número 2 do torneio, no Jockey Club Brasileiro, nesta quarta-feira (18). Com parciais de 6/4 e 6/0, a dupla brasileira garantiu de forma convincente uma vaga nas semifinais do Rio Open 2026.

A vitória tem peso especial, já que Molteni e González formam uma das parcerias mais sólidas do circuito mundial, especialistas na modalidade de duplas e conhecidos pelo jogo agressivo junto à rede. Porém, Fonseca, com seus golpes potentes do fundo de quadra, abriu brechas constantes, enquanto Melo, ex-número 1 do mundo, deu uma aula de posicionamento e voleios, anulando qualquer tentativa de reação dos "hermanos".

O jogo

O primeiro set começou com um roteiro equilibrado e a tensão permaneceu até o décimo game, quando a agressividade brasileira nas devoluções finalmente surtiu efeito. Fonseca e Melo aproveitaram o primeiro break point que tiveram para quebrar o serviço adversário e fechar a parcial em 6/4.

O que se seguiu no segundo set foi um verdadeiro "atropelo". Confiantes, os brasileiros não deram respiro aos argentinos. Com duas quebras rápidas, abriram 5/0 no placar em questão de minutos. Seguros no saque e sem ceder um único break point em toda a partida, os anfitriões aplicaram um "pneu" (6/0) para encerrar o confronto em grande estilo.

Em busca do título

Para Marcelo Melo, o resultado mantém vivo o sonho do bicampeonato consecutivo no Rio de Janeiro, após ter levantado o troféu em 2025 ao lado de Rafael Matos. Desta vez, a missão é lapidar o talento de João Fonseca, que vem se provando um duplista de mão cheia além de sua carreira promissora em simples.

A semifinal está marcada para a próxima sexta-feira (20), e o Brasil ainda pode ter mais representantes nesta fase: Rafael Matos e Orlando Luz seguem na disputa e enfrentam a dupla formada por Manuel Guinard e Guido Andreozzi. O tênis brasileiro vive uma semana iluminada no saibro carioca, com a possibilidade real de uma final 100% nacional.

João fonseca Tênis Rio open Marcelo melo

Leia também