Recursos fazem parte do programa SP Pra Toda Obra; Santos e Cubatão terão R$ 99 milhões para manutenção na Rodovia Anchieta
Redação Publicado em 07/05/2026, às 09h10
O Governo do Estado de São Paulo anunciou o investimento de R$ 208,1 milhões para obras em rodovias da região da Baixada Santista. Os recursos fazem parte do programa SP Pra Toda Obra, que completou um ano nesta semana. O balanço foi apresentado pelo governador Tarcísio de Freitas na terça-feira (5), detalhando as intervenções que contemplarão seis cidades da região.
No total, o programa já soma cifras bilionárias para o litoral paulista. Segundo o governo estadual, o investimento acumulado na Baixada Santista chega a R$ 10 bilhões, abrangendo 173 obras distintas. O novo pacote anunciado integra um montante de R$ 2 bilhões destinados a diversas regiões do estado.
Distribuição dos investimentos na região
As obras serão focadas na recuperação e manutenção das principais vias de acesso e escoamento do litoral:
Crédito para prefeituras
Além das rodovias estaduais, o governo lançou a Linha Emergencial de Recape via Desenvolve SP. Serão disponibilizados R$ 200 milhões em crédito para que as prefeituras possam recuperar vias municipais danificadas por chuvas. O financiamento oferece condições facilitadas, com prazo de até 72 meses e carência de um ano.
Programa
O SP Pra Toda Obra centraliza projetos executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pelas concessionárias reguladas pela Artesp. O planejamento abrange desde obras finalizadas em 2023 até projetos de longo prazo previstos para serem executados até 2055.