Notícias

Baixada Santista terá R$ 208 milhões para obras em rodovias estaduais

Recursos fazem parte do programa SP Pra Toda Obra; Santos e Cubatão terão R$ 99 milhões para manutenção na Rodovia Anchieta

Prefeituras receberão R$ 200 milhões em crédito para recuperar vias municipais danificadas - Imagem: Divulgação / Governo de SP

Redação Publicado em 07/05/2026, às 09h10

O Governo do Estado de São Paulo anunciou o investimento de R$ 208,1 milhões para obras em rodovias da região da Baixada Santista. Os recursos fazem parte do programa SP Pra Toda Obra, que completou um ano nesta semana. O balanço foi apresentado pelo governador Tarcísio de Freitas na terça-feira (5), detalhando as intervenções que contemplarão seis cidades da região.

No total, o programa já soma cifras bilionárias para o litoral paulista. Segundo o governo estadual, o investimento acumulado na Baixada Santista chega a R$ 10 bilhões, abrangendo 173 obras distintas. O novo pacote anunciado integra um montante de R$ 2 bilhões destinados a diversas regiões do estado.

Distribuição dos investimentos na região

As obras serão focadas na recuperação e manutenção das principais vias de acesso e escoamento do litoral:

Crédito para prefeituras

Além das rodovias estaduais, o governo lançou a Linha Emergencial de Recape via Desenvolve SP. Serão disponibilizados R$ 200 milhões em crédito para que as prefeituras possam recuperar vias municipais danificadas por chuvas. O financiamento oferece condições facilitadas, com prazo de até 72 meses e carência de um ano.

Programa

O SP Pra Toda Obra centraliza projetos executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pelas concessionárias reguladas pela Artesp. O planejamento abrange desde obras finalizadas em 2023 até projetos de longo prazo previstos para serem executados até 2055.

São Paulo baixada santista Tarcísio de Freitas Obras investimento rodovias Sp pra toda obra

Leia também