Notícias

Morte de Preta Gil: Dr. Ricardo Viebig detalha sobre o câncer de cólon

Entrevista com médico revela desafios e avanços no tratamento do câncer intestinal após morte da cantora Preta Gil

- Foto: Rádio CBN Santos

Gabriel Nubile Publicado em 21/07/2025, às 09h30

A morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, neste domingo (20), em Nova York, após complicações de um câncer no intestino, traz o tema da doença de volta aos holofotes. Para entender melhor as dificuldades desse tipo de câncer e as opções de tratamento atuais, o Dr. Ricardo Guilherme Viebig, diretor técnico do Núcleo de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (MODINE) do IGESP, explicou um pouco sobre este tema em entrevista à Rádio CBN Santos.

Durante a conversa, o entrevistado destacou:

"A preocupação com o câncer de cólon é uma realidade. Nos últimos 20 anos o câncer de cólon vem aumentando sua incidência tanto mundialmente quanto aqui no Brasil, esse aparecimento de diversos novos casos tem preocupado porque o câncer de cólon passou a aparecer tanto em homens quanto em mulheres com uma incidência bem grande, não tanto quanto câncer de próstata ou de mama, porém tem aparecido mais casos. A prevenção e a detecção precoce é o que fazem a diferença, por isso essa preocupação por a gente saber quem são as pessoas que estão mais propensas, e oque deve se fazer para a prevenção"

A compreensão sobre o câncer no intestino, suas formas de prevenção e os avanços nos tratamentos são pontos importantes para a saúde pública. A conscientização sobre os sintomas e a busca por diagnóstico precoce podem fazer a diferença no combate à doença.

Precauções e alertas 

"Os sinais de alerta do câncer de cólon são sempre apontados. Como os primeiros sintomas estão o sangramento intestinal e a mudança de hábito intestinal. Porém, nós como seres humanos sempre tentamos minimizar os sintomas, devido a isso às vezes os pacientes protelam a ida ao médico. Nós devemos na nossa ignorância de sintomas ir a um profissional de saúde perguntar. Hoje existem programas, métodos de informação disponíveis, porém a conversa olho no olho com o médico trazendo as suas preocupações é essencial para avaliar esses sintomas e o que deve ser feito".

câncer morte tratamento Prevenção Rádio CBN Santos Entrevista Conscientização Igesp diagnóstico Preta gil Intestino Sintomas

Leia também