Alerta

Samu de Santos recebe em torno de 1,5 mil trotes por mês

Ao ligar para o 192, o munícipe é atendido por um técnico auxiliar de regulação médica

As ligações envolvem não somente crianças, mas também adolescentes e adultos - Imagem: Prefeitura de Santos

Karina Faleiros Publicado em 31/01/2024, às 15h48

De acordo com a prefeitura de Santos, das 10 mil chamadas recebidas por mês na unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santos (Samu), entre 15% e 18% são trotes, ou cerca de 1,5 mil contratos desnecessários.

Os trotes foram feitos não somente por crianças, mas também por adolescentes e adultos.

“Quando enviamos uma ambulância para um local onde não existe uma ocorrência, prejudicamos quem precisa do atendimento rápido. O trote pode custar uma vida”, relata o coordenador do Samu de Santos, Marcelo Ismail.

Ao realizar uma chamada para o 192, o cidadão é atendido por um técnico auxiliar de regulação médica, que faz perguntas básicas, como o nome, endereço, telefone para contato e qual a ocorrência. Após esse processo, a ligação é transferida para um médico regulador, que realizará perguntas mais específicas sobre a situação do paciente, para se certificar de que não se trata de um trote e definir a classificação de urgência.

Confira os cinco códigos

Vermelho: Em que a ambulância chega em até 15 minutos

Laranja: Em até 30 minutos

Amarelo: Em até 60 minutos

Verde: Em 120 minutos

Azul: Acima de quatro horas

Quando chamar o Samu?

Quando não chamar?

Ao definir a classificação de urgência, a ocorrência é transferida para o rádio operador, que encaminha as ambulâncias. “Quando um trote passa por todo esse processo, toda a equipe perde tempo que poderia ser utilizado para ajudar mais pessoas”, citou.

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