Polícia

Estelionato em Santos: homem vendia aparelhos com defeito

Após denúncias, a polícia encontrou 36 notebooks e outros eletrônicos prontos para venda em casa do suspeito

Estelionatário usava preços baixos como isca para atrair compradores, causando prejuízos a pelo menos seis pessoas - Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Gabriel Nubile Publicado em 10/07/2025, às 09h22

Nesta segunda-feira (07), um indivíduo de 49 anos foi preso por estelionato em Santos. O homem vendia pela internet aparelhos eletrônicos como se fossem novos, porém todos possuíam defeitos. O estelionatário foi detido após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma casa no bairro Vila Matias, local esse que o homem armazenava os equipamentos.

Chegando ao imóvel do indivíduo, os policiais encontraram diversos aparelhos que estavam prontos para serem comercializados, dentre os itens achados estavam, notebooks, videogames e computadores. 

Quantidade dos itens apreendidos:

Visão da vítima sobre o golpe

Após o registro de um boletim de ocorrência relatando a compra de um notebook anunciado como novo em uma plataforma de vendas on-line, as investigações começaram. O estelionatário fez a entrega pessoalmente em um shopping na cidade de Santos.

Chegando em sua casa, a vítima notou que o aparelho não funcionava de maneira correta e possuia algumas especificações inferiores às anunciadas na plataforma online. De acordo com o depoimento, o notebook foi apresentado com um pen drive conectado, porém, no momento da entrega o vendedor o retirou, alegando conter arquivos pessoais. Mas, na verdade, o pen drive era a memória da máquina em si.

Segundo a vítima, ele tentou entrar em contato com o vendedor para devolver ou ser reembolsado pelo notebook, porém não recebeu retorno.

Cuidados e próximos passos

Conforme a Polícia Civil, o individuo utilizava preços bem abaixo do mercado como isca, com o intuito de atrair diversos compradores, anunciando produtos supostamente modernos por valores acessíveis para o bolso. Outras cinco vítimas apontaram o homem como responsável por aplicar o golpe também com elas. A corporação crê que mais pessoas tenham sido prejudicadas, porém, ainda não formalizaram denúncias.

O caso segue em investigação e observação. A polícia alerta que os compradores sempre desconfiem de preços fora do normal e que quando forem receber a compra verifiquem a qualidade e especificações do aparelho em si.

Santos golpe Polícia Civil VÍTIMA defeitos Estelionato apreensão Boletim Mandado Computadores Ocorrência Eletrônicos Notebooks Aparelhos

Leia também