Polícia

Homem com mandado de prisão em aberto é capturado pela PM no Centro de Peruíbe

Abordagem confirmou pendência judicial e o homem foi levado para a delegacia

Durante a revista, nada foi encontrado, mas checagem de documentos revelou que o homem tinha mandado de prisão - Foto: Francielle Caetano/ ASCOM DPE/ RS

Redação Publicado em 27/03/2026, às 10h30

Uma equipe da Polícia Militar que fazia o patrulhamento preventivo pelo Centro de Peruíbe acabou tirando um foragido das ruas na última quarta-feira (25). Os policiais da 3ª Companhia, que pertence ao 29º Batalhão, passavam pela região central quando decidiram abordar um homem que circulava pelo local. A ação fazia parte da rotina de segurança da cidade para evitar pequenos delitos e garantir a tranquilidade de quem passava pelo comércio.

Na hora da revista, os PMs não encontraram nada de errado com o rapaz: ele não carregava drogas, armas ou qualquer objeto que fosse proibido por lei. No entanto, o problema apareceu quando os policiais decidiram checar os documentos dele através do sistema da polícia (o COPOM). Foi nesse momento que os agentes descobriram que o indivíduo tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça e estava sendo procurado.

Destino à delegacia

Imediatamente após a confirmação do sistema, o homem recebeu voz de prisão e não ofereceu resistência. Ele foi colocado na viatura e levado direto para o Distrito Policial de Peruíbe, onde o delegado de plantão registrou a ocorrência e confirmou que a ordem judicial continuava valendo. Agora, ele permanece trancado e à disposição da Justiça para cumprir o que deve, aguardando os próximos passos do processo legal.

A Polícia Militar reforçou que esse tipo de abordagem, mesmo quando não resulta na apreensão de materiais ilícitos, é fundamental para localizar pessoas que tentam se esconder da lei. O trabalho preventivo no Centro e em outros bairros da cidade continua sendo intensificado, buscando reduzir os índices de criminalidade e garantir que ordens judiciais sejam devidamente cumpridas.

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre qual crime o homem teria cometido anteriormente ou qual o tempo de pena que ele terá que cumprir. O caso foi encerrado administrativamente pela PM assim que o preso foi entregue aos cuidados da Polícia Civil, que agora cuida da custódia do rapaz até que ele seja transferido para uma unidade prisional definitiva da região.

delegacia segurança prisão Peruíbe Policial patrulhamento foragido Abordagem Copom

Leia também