Notícias

Polícia federal investiga ameaças na Unifesp em Santos

Operação 'Campus Seguro' busca provas contra o responsável por postagens ameaçadoras, rastreando um morador de Santos

Após denúncia formal da Unifesp, a PF realiza busca e apreensão para coletar evidências sobre ameaças de violência no campus - Imagem: Reprodução

Gabriella Souza Publicado em 17/10/2025, às 12h22

A Polícia Federal iniciou uma investigação na manhã desta sexta-feira (17), para apurar graves ameaças de violência direcionadas aos estudantes e funcionários da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no campus de Santos. A operação, batizada de "Campus Seguro", busca reunir provas contra o responsável pelas postagens.

O trabalho da PF conseguiu rastrear o responsável pelas intimidações. Após uma série de apurações, o perfil usado para as postagens foi ligado a um morador da própria cidade de Santos. Com a autorização da Justiça, os agentes federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do indivíduo. O objetivo é recolher aparelhos eletrônicos e outros itens que possam servir como prova para a continuidade do inquérito.

Denúncia levou à ação policial

A PF agiu depois que a Unifesp denunciou o caso, que foi registrado inicialmente no Portal Comunica-PF e relatava que mensagens estavam circulando nas redes sociais, incitando a prática de atos violentos. Os conteúdos eram com falas de ódio dirigidas a alunos e funcionários da universidade, e até mesmo menções a um possível "massacre" dentro do campus.

A ação da Polícia Federal visa garantir a segurança da comunidade acadêmica e prevenir qualquer risco. As investigações continuarão para determinar a gravidade e o real potencial das ameaças, além de responsabilizar o indivíduo por trás das intimidações. 

Santos polícia Investigação Unifesp Ameaças Campus

Leia também