Licitação da dragagem do Porto de Santos sai no segundo semestre

Investimento será de R$ 324 milhões para receber supernavios

Com a dragagem, o Porto de Santos poderá receber os maiores navios do mundo, garantindo segurança e eficiência nas operações portuárias. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais
Com a dragagem, o Porto de Santos poderá receber os maiores navios do mundo, garantindo segurança e eficiência nas operações portuárias. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais

Marina Milani Publicado em 04/06/2025, às 11h10


O edital de licitação para a dragagem de aprofundamento do Canal do Porto de Santos — dos atuais 14 a 15 metros para 16 metros — será lançado no segundo semestre deste ano. Antes disso, terá início a derrocagem (remoção) de rochas em 33 pontos do canal de acesso, primeira etapa fundamental para viabilizar o aprofundamento.

De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), o processo de derrocagem está em fase de análise documental, com previsão de início das obras no segundo semestre. A empresa vencedora já foi selecionada, mas seu nome e o valor do contrato ainda não foram divulgados. O contrato, válido por 18 meses, prevê a elaboração dos projetos básico e executivo, além da retirada de aproximadamente 10 mil metros cúbicos de material rochoso.

Inicialmente, um levantamento identificou 31 pontos críticos na entrada, meio e final do canal, incluindo áreas próximas ao Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais) e à Ilha Barnabé. Após atualização, o número subiu para 33.

Para o presidente da APS, Anderson Pomini, essa é uma demanda histórica dos armadores de cabotagem e de longo curso. “Com o derrocamento das rochas, teremos segurança para atingir os 16 metros e, futuramente, 17 metros de profundidade. Isso garante que o Porto de Santos receba, em qualquer horário, os maiores navios do mundo”, afirmou.

A dragagem de aprofundamento está orçada em R$ 324,1 milhões e deverá ocorrer por meio de uma parceria público-privada (PPP), na modalidade de concessão patrocinada. A expectativa inicial era iniciar os trabalhos em outubro deste ano e concluir em junho de 2026, mas o cronograma pode ser ajustado.

Atualmente, o canal tem 24,6 km de extensão, 220 metros de largura e profundidade de até 15 metros, sendo constantemente submetido à dragagem de manutenção para combater o assoreamento natural do estuário. No fim de 2024, a APS investiu R$ 15 milhões em dragagem, retirando mais de 900 mil metros cúbicos de sedimentos.