A festa aconteceu no último domingo (25)
Manoela Cardozo Publicado em 27/02/2024, às 11h37
No último domingo (25), a Praça Luiz La Scala, na Ponta da Praia, ficou envolta por uma atmosfera de branco e azul, marcando a 24ª celebração dedicada a Iemanjá, Rainha do Mar, promovida pela Prefeitura.
De acordo com informações do G1, cerca de 2 mil pessoas compareceram ao evento, conforme os organizadores.
A festa, coordenada pela Casa de Culto Afro-Brasileiro Ilê Asé Sobo Oba Àrirá e com apoio das comissões organizadoras da Procissão de Iemanjá de Santos, ofereceu diversas atividades, incluindo apresentações musicais, coreografias e momentos de união e fé, como descreveu o babalorixá Marcelo de Ologunédé, coordenador do evento.
“Espiritualmente, é uma grandeza porque demonstra a importância de se trazer grandes representantes das religiões de matriz africana, independente das suas vertentes para as festividades. Mostra que Santos concentra uma manifestação cultural e de ancestralidade e que a Cidade está sendo olhada como precursora de tantas questões da resistência das religiões da vida africana e do povo preto, do povo negro”, disse ele.
Além de fortalecer os laços religiosos, Marcelo ressaltou que a festa impulsiona a economia local, destacando o turismo religioso e o empreendedorismo afro.
A feira de economia criativa do Coletivo AfroTu, inserida no projeto Verão Criativo da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), proporcionou uma plataforma para artesãos exporem seus trabalhos.
As procissões foram o ponto alto do dia, com a caminhada iniciando às 17h, percorrendo o trajeto entre a Praça La Scala Jr e a Ponte Edgard Perdigão. O evento contou com a presença da iyalorixá Gilda d’Oxum, da Coordenação-Geral de Liberdade Religiosa ligada à Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Governo Federal, e da vice-prefeita Renata Bravo.
Leia também
Ataque a tiros em São Vicente é investigado como tentativa de homicídio
‘Porto de Santos - Sons e Marés’ promove conscientização ambiental com programação gratuita em Santos
Cadáver é encontrado em sacos plásticos e polícia investiga homicídio em Itanhaém
Guarujá abre novo espaço para o cuidado de pessoas com TEA
Fábrica clandestina de palmito é encontrada no meio da mata e desmantelada pela polícia
Cadáver é encontrado em sacos plásticos e polícia investiga homicídio em Itanhaém
Com rastreadores, lobo e elefante-marinho são devolvidos ao habitat natural
Drones em operações policiais: proposta polêmica no Rio
Fábrica clandestina de palmito é encontrada no meio da mata e desmantelada pela polícia
‘Porto de Santos - Sons e Marés’ promove conscientização ambiental com programação gratuita em Santos