Abertura do processo visa proteger as muretas da Ponta da Praia, reconhecendo sua importância histórica e cultural para Santos.

Redação Publicado em 15/03/2026, às 00h25
O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos aprovou o processo de tombamento das muretas da orla da Ponta da Praia, visando preservar esse símbolo urbano e evitar alterações sem debate público.
O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos aprovou a abertura do processo de tombamento das muretas da orla da Ponta da Praia para reconhecer e preservar o símbolo urbano da Cidade. A iniciativa foi aprovada pelo Condepasa e prevê estudos para proteger o trecho localizado na Avenida Rei Pelé, antiga Avenida Saldanha da Gama, entre a Rua Carlos de Campos e a Praça Almirante Gago Coutinho. A proposta busca garantir que a estrutura não seja alterada ou substituída no futuro sem debate público e análise patrimonial.
Segundo o autor da proposição, o jornalista, mestre em Psicologia e Políticas Públicas e secretário municipal Chefe de Gabinete de Santos, Rafael Oliva, a iniciativa pretende preservar tanto a paisagem quanto a história vinculada ao desenvolvimento da região da Ponta da Praia. Ele destaca que as muretas possuem forte identidade visual e foram projetadas pelo engenheiro Carlos Lang, tornando-se referência arquitetônica replicada em canais, equipamentos públicos, jardins e até objetos decorativos espalhados pela Cidade.
Com o passar do tempo, as muretas ultrapassaram a função estrutural original e passaram a representar um elemento simbólico do cotidiano santista. A imagem da estrutura aparece em tatuagens, lembranças turísticas, joias, camisetas e diversas manifestações culturais, reforçando sua presença na memória afetiva e na identidade local.
De acordo com Oliva, a proposta também busca reconhecer esse valor simbólico acumulado ao longo das décadas. A intenção é preservar o trecho original da construção e, ao mesmo tempo, registrar o significado cultural que o elemento urbano adquiriu para os moradores da Cidade.
Leia também

Cetesb alerta: após chuvas, 29 praias da Baixada Santista estão impróprias para banho

Morador denuncia remoção de mudas na praia do Itararé

Santos ganha unidade móvel de coleta de leite

Armas e objetos relacionados a roubo são apreendidos no Guarujá

Muretas de Santos: símbolo urbano em processo de tombamento

Polícia Militar captura suspeito com mandado de prisão em aberto

Morador denuncia remoção de mudas na praia do Itararé

Muretas de Santos: símbolo urbano em processo de tombamento

Por ser maioria, voto feminino terá influência nas urnas da Baixada Santista

Armas e objetos relacionados a roubo são apreendidos no Guarujá