O setor de Serviços liderou o crescimento, com aumento de 3,6%, seguido por Construção (3,2%), Indústria (2,4%) e Comércio (1,5%)

Marina Roveda Publicado em 18/11/2023, às 13h02
A Baixada Santista, litoral de São Paulo, mostrou sua força econômica ao registrar um notável aumento de 4.347 empregos formais no terceiro trimestre de 2023, conforme aponta a pesquisa Emprego Formal da Fundação Seade, com base nos dados do Caged. Esse crescimento, representando 1,2% em relação ao trimestre anterior, evidencia a resiliência da região.
Durante esse período, a Baixada Santista viu um movimento de 37.524 admissões contra 33.177 desligamentos, elevando o total de trabalhadores registrados para 360.721, correspondendo a 2,7% do total estadual em São Paulo.
O setor de Serviços desponta como protagonista, experimentando um sólido aumento de 3,6% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior. Construção (3,2%), Indústria (2,4%) e Comércio (1,5%) também contribuíram positivamente para esse cenário de crescimento.
Dentre as ocupações que mais se destacaram na contratação estão Atendente de lojas e mercados, Auxiliar de escritório, Faxineiro, Servente de obras e Auxiliar nos serviços de alimentação.
No entanto, observou-se uma diminuição nas contratações do setor de Agricultura, pecuária e pesca, apresentando uma baixa de 4,9% em relação ao segundo trimestre de 2023, explicada pela sazonalidade típica do período.
Ao analisar os desligamentos, destacam-se ocupações como Supervisor administrativo, Gerente Administrativo, Gerente de loja e supermercado, Gerente comercial e Zelador de edifício.
Em comparação ao cenário estadual, que viu a criação de 156.334 empregos formais no terceiro trimestre, a Baixada Santista conquista a 11ª posição em número de admissões.
Leia também

O legado do psiquiatra Içami Tiba

Santos Film Fest é finalista do Prêmio Governador do Estado de São Paulo na categoria Audiovisual

Os números por trás da crise entre a Geap e a rede hospitalar

Procedimento pioneiro em Santos remove coágulo no cérebro e evita sequelas graves de AVC

Operação da Polícia Federal contra o tráfico internacional cumpre mandados em Santos e Guarujá

Flávio Bolsonaro propõe venda de imóveis da União

A épica história de expansão da Buritirama: desafiou e passou a Vale no manganês

IFSP de Cubatão oferece curso gratuito com bolsa de até R$ 858 e inscrições abertas até 31 de julho

Incêndio em carreta interdita Régis Bittencourt e provoca congestionamento de 12 quilômetros

Casal é preso em Santos por suspeita de série de roubos a ônibus municipais