Oportunidade

Ceia de Natal: Procon de Bertioga oferece dicas para as compras

Ao passar os produtos pelo caixa, é indicado observar os valores registrados

Se o produto estiver vencido, não compre, reclame e denuncie o estabelecimento comercial - Imagem: Prefeitura de Bertioga
Se o produto estiver vencido, não compre, reclame e denuncie o estabelecimento comercial - Imagem: Prefeitura de Bertioga

Karina Faleiros Publicado em 15/12/2023, às 15h39


Para este final de ano, o Procon de Bertioga, órgão municipal de defesa do consumidor, informa algumas orientações para os consumidores fazerem compras para a ceia de natal.

De acordo com a prefeitura, o objetivo desta iniciativa é ajudar os consumidores sem cair em falsos descontos, nem em propagandas que provoquem a compra imediata.

O Procon Bertioga indica pesquisar os preços dos produtos levando em conta a oferta, a quantidade, a qualidade e sua preferência.

É importante guardar os folhetos e anúncios publicitários que comprovem as ofertas divulgadas pelos estabelecimentos comerciais, pois as promoções devem ser cumpridas.

É indicado observar os valores registrados ao passar os produtos pelo caixa. Havendo diferença entre o preço cobrado e o que estava informado na gôndola, prevalecerá o menor.

Em caso de produto vencido, não compre. Reclame e denuncie o estabelecimento comercial. Os produtos industrializados devem ter registro de inspeção no órgão competente, que garante a sua procedência e qualidade.

Aos alimentos e bebidas que apresentarem algum problema, o fornecedor deve substituir o produto, devolver o valor pago ou, ainda, conceder um abatimento no preço, podendo o consumidor escolher uma dessas opções.

Caso encontre irregularidades, busque solucioná-las com a gerência do estabelecimento ou com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante. Caso não dê certo, basta procurar um órgão de defesa do consumidor de sua cidade.

Compartilhe