Ao passar os produtos pelo caixa, é indicado observar os valores registrados
Karina Faleiros Publicado em 15/12/2023, às 15h39
Para este final de ano, o Procon de Bertioga, órgão municipal de defesa do consumidor, informa algumas orientações para os consumidores fazerem compras para a ceia de natal.
De acordo com a prefeitura, o objetivo desta iniciativa é ajudar os consumidores sem cair em falsos descontos, nem em propagandas que provoquem a compra imediata.
O Procon Bertioga indica pesquisar os preços dos produtos levando em conta a oferta, a quantidade, a qualidade e sua preferência.
É importante guardar os folhetos e anúncios publicitários que comprovem as ofertas divulgadas pelos estabelecimentos comerciais, pois as promoções devem ser cumpridas.
É indicado observar os valores registrados ao passar os produtos pelo caixa. Havendo diferença entre o preço cobrado e o que estava informado na gôndola, prevalecerá o menor.
Em caso de produto vencido, não compre. Reclame e denuncie o estabelecimento comercial. Os produtos industrializados devem ter registro de inspeção no órgão competente, que garante a sua procedência e qualidade.
Aos alimentos e bebidas que apresentarem algum problema, o fornecedor deve substituir o produto, devolver o valor pago ou, ainda, conceder um abatimento no preço, podendo o consumidor escolher uma dessas opções.
Caso encontre irregularidades, busque solucioná-las com a gerência do estabelecimento ou com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante. Caso não dê certo, basta procurar um órgão de defesa do consumidor de sua cidade.
Leia também
PF mira cidades da Baixada Santista em megaoperação contra tráfico internacional de drogas
Cratera em São Vicente é fechada, mas trânsito continua interditado
Você acredita em bruxas?
Lula segura Carlos Lupi enquanto tenta preservar governabilidade
Furto: homem pula muro de escola em Bertioga e é detido pela polícia com bicicleta em mãos