Esporte

Após erros graves, CBF organiza grupo para discutir melhorias e inovações na arbitragem brasileira

Inscrições abertas até 29 de outubro para clubes e árbitros participarem das discussões sobre o futuro da arbitragem no Brasil

A CBF planeja um relatório com propostas de melhorias em 60 dias, após debates sobre o uso de tecnologia e formação de árbitros - Foto: Cesar Greco / Palmeiras
A CBF planeja um relatório com propostas de melhorias em 60 dias, após debates sobre o uso de tecnologia e formação de árbitros - Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Gabriella Souza Publicado em 24/10/2025, às 10h24


Após erros graves na arbitragem durante jogos do Campeonato Brasileiro e o afastamento de árbitros que apitaram São Paulo e Palmeiras, a CBF, com acordo do presidente Samir Xaud, organizou um grupo com membros do futebol nacional para discutir novas ideias, últimos acontecimentos e melhorias para o trabalho dos árbitros.

As conversas vão ser comandadas pelo presidente da federação do Amapá, Raimundo Góes Netto, ao lado do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Rodrigo Cintra. Além disso, vão seguir um modelo das discussões sobre Fair Play financeiro, projeto que se baseia em diversos projetos já consolidados de ligas estrangeiras, com adaptações ao cenário nacional, e vai ser anunciado em novembro.

Serão tratados temas como profissionalização da arbitragem, treinamento dos árbitros e o uso da tecnologia, após disso, um relatório vai ser apresentado 60 dias depois. Os representantes de clubes das duas primeiras divisões do país, federações, árbitros e assistentes podem fazer parte da discussão, com a inscrição até 29 de outubro.