Com Raphinha fora, Rayan entra no ataque; Casemiro e Douglas Santos seguem na equipe titular apesar de cartões

Gabriella Souza Publicado em 24/06/2026, às 11h34
A Seleção Brasileira entra em campo na noite desta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), para definir a vaga rumo à fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026. O confronto diante da Escócia será realizado no gramado do Hard Rock Stadium, em MiamiGardens, nos Estados Unidos, válido pela terceira e última rodada da fase de grupos do torneio mundial.
Após estrear com um tropeço diante do Marrocos e se recuperar com uma boa vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, o time comandado pelo técnico italiano Carlo Ancelotti soma quatro pontos e ocupa a liderança provisória do Grupo C devido aos critérios de desempate.

Liderança do grupo
Como o saldo de gols é o primeiro critério de desempate, cada gol é importante para definir a classificação. O Brasil inicia a jornada com saldo positivo de três gols, enquanto a seleção africana detém saldo positivo de um gol.
O histórico de confrontos confere um amplo favoritismo estatístico ao time sul-americano. Ao longo da história do futebol masculino profissional, Brasil e Escócia se enfrentaram em dez ocasiões, registrando um retrospecto de oito vitórias brasileiras e dois empates.
Mudança no ataque titular e o retorno de Neymar
A escalação brasileira terá apenas uma modificação em relação ao time que iniciou a partida contra o Haiti. O atacante Raphinha foi vetado pelo departamento médico em decorrência de uma lesão muscular na região posterior da coxa. Para ocupar o setor direito do ataque, Ancelotti promoveu a entrada do jovem Rayan.
Apesar do risco de suspensão automática para as oitavas de final, o volante Casemiro e o lateral Douglas Santos, ambos pendurados com um cartão amarelo, foram mantidos na equipe titular, reforçando a estratégia da comissão técnica de priorizar o entrosamento coletivo.
A grande novidade na delegação é a presença de Neymar Jr. no banco de reservas. O camisa 10, recuperado de um problema muscular na panturrilha, voltou a treinar com bola de forma integral e foi oficialmente relacionado para uma partida da Seleção após um hiato de três anos. O planejamento médico inicial previa o retorno do craque apenas para o mata-mata, mas a evolução física acelerada nos treinos na Flórida antecipou a sua liberação.

Prováveis escalações
Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rayan, Matheus Cunha e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.
Escócia: Gunn; Patterson, Hendry, Hanley e Robertson; McTominay, Ferguson e Christie; McGinn, Adams e Doak. Técnico: Steve Clarke.
Onde assistir e transmissões
Arbitragem
Árbitro: César Ramos (México)
Assistentes: Alberto Morin (México) e Marco Bisguerra (México)
4º árbitro: Espen Eskas (Noruega)
Assistente assistente reserva: Jan Erik Engan (Noruega)
Leia também

PAT de Guarujá e Praia Grande oferecem 335 vagas

Corretor de 69 anos é sequestrado durante visita a imóvel e escapa de cativeiro no Guarujá

Morre aos 90 anos Clermont Castor, ex-prefeito de Cubatão

Jovem é preso em flagrante após ameaçar mãe e irmã com faca em Praia Grande

Após nove meses internado, bebê deixa UTI em Santos e inicia cuidados em casa

Câmeras registram furto de peças de portão durante a madrugada em Praia Grande

Morre aos 90 anos Clermont Castor, ex-prefeito de Cubatão

Após nove meses internado, bebê deixa UTI em Santos e inicia cuidados em casa

Cinco meses após afundar, navio histórico segue à espera de autorização para deixar o cais do Valongo

Motorista sem CNH invade calçada de lanchonete, atropela quatro clientes e é preso em Mongaguá