Campeã estadual teve quatro representantes entre os 11 melhores, além de levar os prêmios de melhor treinador e craque do campeonato

Gabriella Souza Publicado em 29/04/2026, às 09h52
A histórica campanha da Portuguesa Santista no Campeonato Paulista da Série A3 de 2026 recebeu o reconhecimento definitivo na noite desta segunda-feira (27). Em evento realizado em Campinas, a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou a seleção oficial dos melhores do torneio. Como não poderia ser diferente, a Briosa, recém-coroada campeã, foi a grande protagonista da festa, dominando as principais categorias individuais e coletivas da premiação.
Seleção
A votação, realizada entre os próprios jogadores e membros das comissões técnicas das equipes participantes, apontou quatro atletas da Briosa entre os 11 ideais do campeonato. O setor defensivo foi representado pelo lateral-direito Maninho e pelo zagueiro Douglas Alemão, pilares da solidez que garantiu o acesso. No meio de campo, a força da equipe de Ulrico Mursa foi ratificada com as escolhas de Otávio e do talentoso Yohan Marcellus.
Além dos jogadores, o comando técnico também recebeu o devido mérito. Sérgio Guedes foi eleito o melhor treinador da competição. O comandante foi exaltado por sua capacidade estratégica e pela gestão de um elenco que apresentou o futebol mais consistente da Série A3, culminando no título inédito para a galeria de troféus rubro-verde.
Craque da A3
O grande nome da noite foi o meia Yohan Marcellus. Escolhido como o "Craque do Campeonato", o jogador de 25 anos justificou a honraria com números impressionantes. Contratado no fim de 2025 após uma passagem pelo futebol europeu, Yohan se tornou o motor do time. Em 19 partidas disputadas, ele somou 12 participações diretas em gols, balançando as redes oito vezes e servindo seus companheiros em outras quatro oportunidades.
Yohan terminou a competição como vice-artilheiro, mas foi seu poder de decisão que selou sua escolha como o melhor jogador. Na grande final contra o Marília, foi dele o primeiro gol do jogo de volta, abrindo caminho para a vitória que garantiu a taça em Santos.
Confira a Seleção Completa do Paulistão A3 2026
Abaixo, a lista dos atletas que compuseram o time ideal da temporada, definido pelos profissionais que atuaram no certame:
Goleiro: Wagner Coradin (Marília)
Lateral-direito: Maninho (Portuguesa Santista)
Zagueiros: Douglas Alemão (Portuguesa Santista) e Felipe Codó (Rio Preto)
Lateral-esquerdo: Bryan (Paulista)
Meio-campistas: Otávio (Portuguesa Santista), Carlos Alberto (Marília), Rifle (XV de Jaú) e Yohan Marcellus (Portuguesa Santista)
Atacantes: Marcos Papa (Rio Preto) e Lucas Lima (Marília)
Técnico: Sérgio Guedes (Portuguesa Santista)
Com o encerramento oficial das festividades, a Portuguesa Santista agora volta suas atenções para o planejamento do segundo semestre. O título da A3 não apenas trouxe o troféu para o litoral, mas também devolveu à Briosa o status de uma das forças mais respeitadas do interior paulista, pavimentando o caminho para desafios maiores na próxima temporada.
Leia também

Rogério Santos apresenta evolução positiva após cirurgia; Audrey Kleys assume a prefeitura

Santos aciona o STJD e pede anulação de jogo com o Coritiba por erro em saída de Neymar

Com investimento de R$ 2,5 bilhões, consórcio assume travessias de Santos, Guarujá e Bertioga

Jovem de São Vicente morre afogado em ponto turístico de Cubatão

Após convocação, Neymar agradece funcionários e torcedores do Santos

Evelin Bonifácio é convocada para o período de treinos com a Seleção Brasileira; confira a lista completa

Com investimento de R$ 2,5 bilhões, consórcio assume travessias de Santos, Guarujá e Bertioga

Pesquisa identifica área de reprodução de tubarão ameaçado em reserva marinha

Mercedes leva primeiro grande pacote de atualizações ao GP do Canadá

Mulher é presa após causar tumulto e arremessar recipiente com urina em servidoras de laboratório em Itanhaém