As aulas têm como ponto forte atender pessoas com deficiência física e/ou cognitiva
Manoela Cardozo Publicado em 25/10/2023, às 10h03 - Atualizado às 10h39
Promovendo a inclusão por meio da capoeira, Guarujá celebrou a graduação de 36 Pessoas com Deficiência (PCDs) no projeto da Capoeira Inclusiva na última quinta-feira (19).
De acordo com informações da Prefeitura, o evento teve lugar na Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa), que desempenhou um papel fundamental na coordenação do processo, em colaboração com o próprio órgão.
Esse nobre empreendimento já se estende por cinco anos, oferecendo aulas específicas de capoeira duas vezes por semana a pessoas com deficiências físicas e/ou cognitivas.
A iniciativa contou com o respaldo de uma emenda parlamentar de R$ 150 mil da senadora Mara Gabrilli, que permitiu a concepção do projeto.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) apoiou a ação, que incluiu o aluguel de uma van por oito meses para auxiliar no transporte dos alunos, bem como a aquisição de uniformes.
A cerimônia de graduação contou com a presença do secretário municipal de Comunicação e Relações Sociais.
“A capoeira é hoje uma das principais ferramentas de inclusão dentro das políticas públicas desenvolvidas pelo Município. A Prefeitura está atenta e pronta a apoiar iniciativas que apresentam resultados tão profícuos, como os que estamos constatando aqui hoje”, disse.
As aulas são ministradas pelo Mestre Nuvem, que se tornou PCD devido a um quadro de isquemia. Elas ocorrem todas as terças e quintas-feiras, das 15h às 17h, nas instalações da Adisa, localizada na Rua Josefa Hermínia Caldas, 534, Jardim Progresso.
Ainda assim, embora o foco principal seja atender alunos com deficiência, o projeto está aberto a qualquer pessoa a partir dos 14 anos. Para se inscrever, basta comparecer à Adisa ou entrar em contato pelo telefone (13) 3352-1700.
César Sampaio segue como técnico do Santos pelo menos até o fim da semana, confirma Marcelo Teixeira
Prefeitura de Santos destinará 2,4 milhões para as escolas de samba
Equipe brasileira de surfe chega no Taiti
Santos recebe concerto Candlelight com datas inéditas; confira
Neymar retorna aos treinos com elenco após 33 dias afastado
PF mira cidades da Baixada Santista em megaoperação contra tráfico internacional de drogas
Cratera em São Vicente é fechada, mas trânsito continua interditado
Você acredita em bruxas?
Lula segura Carlos Lupi enquanto tenta preservar governabilidade
Furto: homem pula muro de escola em Bertioga e é detido pela polícia com bicicleta em mãos