Paraguaio Adolfo Vallejo afirmou que mulheres não têm 'coragem' para conter torcidas; diretora do torneio, Amélie Mauresmo, repudiou a declaração

Redação Publicado em 01/06/2026, às 11h55
O mundo do tênis foi sacudido por uma pesada punição nos bastidores de Roland Garros devido a declarações machistas. O tenista paraguaio Adolfo Daniel Vallejo recebeu uma multa de 65 mil dólares (cerca de R$ 327 mil) nesta segunda-feira (1) após disparar comentários preconceituosos contra as mulheres. A informação e os valores da punição foram confirmados oficialmente pela ex-tenista e atual diretora do Grand Slam francês, Amélie Mauresmo.
A polêmica estourou após a eliminação de Vallejo na segunda rodada do torneio de saibro, em Paris. O paraguaio acabou derrotado pelo tenista da casa, o francês Moise Kouame, em uma partida dramática de cinco sets, com parciais de 6-3, 7-5, 3-6, 2-6 e 7-6 (com 10-8 no tie-break), disputada sob a atmosfera eletrizante e barulhenta da quadra Court Suzanne Lenglen.
Ataque à arbitragem brasileira
Inconformado com o revés e com a postura dos torcedores franceses nas arquibancadas, Vallejo descontou sua frustração na juíza de cadeira da partida, a árbitra brasileira Ana Carvalho. Em suas declarações, o tenista criticou a atuação da profissional e disparou que as mulheres "não teriam coragem suficiente" para controlar torcidas hostis e ambientes de forte pressão durante os jogos do circuito.
A reação da organização do torneio e da Federação Internacional foi imediata e enérgica, aplicando o gancho financeiro para coibir discursos de gênero na competição.
“Para nós, as coisas são muito claras. Esse tipo de comentário não é aceitável em nenhuma hipótese”, declarou Amélie Mauresmo em uma entrevista coletiva concedida aos jornalistas em Paris, blindando a arbitragem e reforçando as políticas de respeito do torneio.
Leia também

Tensão na rodovia: vazamento químico interdita a Régis Bittencourt e gera longo congestionamento

Frente instável traz chuvas fortes para a Baixada Santista e Vale do Ribeira ao longo da semana

Trânsito interrompido por réptil: vídeo mostra lagarto cruzando via de grande movimento no Centro de Santos

PM recupera moto furtada em Praia Grande antes mesmo da dona perceber o crime

Invasão em Praia Grande termina com suspeito preso após render família e empacotar bens roubados

Força Tática desmonta 'escritório do crime' em Mongaguá e prende oito estelionatários da Grande SP

Cratera se abre repentinamente em Itanhaém e viatura de segurança privada fica presa no asfalto

PM recupera moto furtada em Praia Grande antes mesmo da dona perceber o crime

Trânsito interrompido por réptil: vídeo mostra lagarto cruzando via de grande movimento no Centro de Santos

Tensão na rodovia: vazamento químico interdita a Régis Bittencourt e gera longo congestionamento