Após uma lesão na coluna, brasileiro se prepara para sua estreia na competição, que começa em 20 de janeiro em Melbourne

Gabriella Souza Publicado em 15/01/2026, às 13h23
O sorteio que define os confrontos do Australian Open aconteceu na madrugada desta quinta-feira (15) e trouxe novidades para o Brasil. A grande expectativa gira em torno do jovem João Fonseca, que já sabe quem terá pela frente na primeira fase do torneio: o norte-americano Eliot Spizzirri. Atualmente ocupando o 30º lugar no ranking mundial, o brasileiro de 19 anos faz sua estreia oficial na temporada de 2026 contra o adversário que aparece na 89ª posição da lista da ATP.
Recuperação e volta às quadras
A confirmação da partida traz um alívio para os fãs do tenista carioca. Recentemente, João enfrentou um problema físico na coluna que o tirou das quadras nas primeiras semanas do ano. Por conta dessa lesão, ele precisou abrir mão de dois torneios que serviriam como aquecimento para o primeiro grande desafio de 2026. Agora, totalmente focado na recuperação, o atleta se prepara para o início da competição, que começa oficialmente no dia 20 de janeiro em Melbourne.
Se passar pela primeira etapa, o caminho de Fonseca continua sendo desenhado. Na segunda rodada, ele jogará contra o italiano Luca Nardi ou algum competidor que entrar na chave de última hora (o chamado "lucky loser"). O clima de otimismo é grande, mas o nível de dificuldade deve subir rapidamente conforme o torneio avança.
Possível duelo de gigantes
O sorteio também revelou um cruzamento que pode agitar o mundo do tênis nas fases seguintes. Caso consiga vencer seus dois primeiros jogos, João Fonseca terá um teste de fogo pela frente: ele deve encarar Jannik Sinner. O italiano é o atual dono do troféu na Austrália e vive uma fase espetacular, acumulando 14 vitórias seguidas no torneio e defendendo sua hegemonia no Grand Slam da Oceania.
Leia também

A vitrine de Paris e a invenção do homem moderno

Atropelamento por carreta deixa uma pessoa morta na Rodovia Cônego Domênico Rangoni

Trump pode prender fugitivo brasileiro em ação internacional

Ibama em silêncio: multas a indígenas e pré-campanha

Fiscalização na pista gera lentidão e causa colisão de caminhões em Cubatão

Trump pode prender fugitivo brasileiro em ação internacional

A vitrine de Paris e a invenção do homem moderno

Balanço da Vigilância Sanitária aponta mais de 160 autuações no feriado de Corpus Christi em Guarujá

Centro Paula Souza afasta professor da Etec de Cubatão após denúncia de assédio sexual

Escola de São Vicente transforma álbum da Copa em ferramenta para conscientização sobre reciclagem