Esportes

Lutador santista conquista medalha no Mundial de Taekwondo Paralímpico

Nathan, que já era campeão paralímpico, agora acumula duas medalhas em mundiais

Lutador santista conquista medalha no Mundial de Taekwondo Paralímpico - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Lutador santista conquista medalha no Mundial de Taekwondo Paralímpico - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 27/09/2023, às 10h08 - Atualizado às 10h55


Representando a cidade de Santos, o lutador Nathan Torquato (Fupes) conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Taekwondo Paralímpico, que ocorreu em Vera Cruz, no México, na última segunda-feira (25).

Conforme divulgação da Prefeitura, para alcançar a sua segunda medalha em campeonatos mundiais, Nathan derrotou o lutador mexicano Liborio Cuevas com uma pontuação de 17 a 8.

Logo em seguida, superou outro competidor mexicano, Victor Manuel Tadeo Palacios, com um placar de 12 a 2. Na semifinal, Nathan sofreu uma derrota por apenas dois pontos para o italiano Antônio Bossolo, que acabou sendo o campeão. No entanto, a performance do atleta da Fupes deixou-o satisfeito.

Com um histórico de sucesso, Nathan, competindo na categoria até 63kg, é um dos principais nomes do taekwondo paralímpico em todo o mundo. Em 2021, ele fez história ao se tornar o primeiro atleta da modalidade a conquistar o ouro paralímpico nos Jogos de Tóquio.

Além disso, ele também foi campeão pan-americano no México e ganhou a medalha de bronze no Campeonato Mundial, realizado em Istambul, na Turquia.

A excelência de Nathan foi reconhecida pela World Taekwondo (WT), a federação mundial da modalidade, que o elegeu como o melhor atleta masculino do mundo. Ele também recebeu o Prêmio Paralímpicos, a principal distinção no campo do paradesporto em sua categoria, durante um evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).