Santos FC

Mateus Xavier brilha e Santos vence na primeira rodada da Copinha

Com gols do camisa 11 e Pedro Assis, o Peixe vence Real Brasília e lidera o Grupo 16

A equipe santista dominou o jogo, com destaque para a atuação de Mateus Xavier, que marcou dois gols - Foto: Reinaldo Campos / Santos FC
A equipe santista dominou o jogo, com destaque para a atuação de Mateus Xavier, que marcou dois gols - Foto: Reinaldo Campos / Santos FC

Gabriella Souza Publicado em 05/01/2026, às 08h59


Com um início de muita pressão e superioridade, o Santos venceu o Real Brasília por 3 a 0 na estreia da Copinha no Estádio Municipal Luiz Augusto de Oliveira em São Carlos, no último domingo (5).

Primeiro tempo

O técnico Vinicius Marques escalou o time com uma característica de ataque com apenas um volante de origem, e os 11 foram: Rodrigo Falcão; JP Chermont, João Ananias, Contreras e Vinícius Lira; Gustavo Henrique, Pepê Fermino e Bernardo; Enzo Boer, Mateus Xavier e Rafael Freitas.

O primeiro gol foi logo aos 7 minutos em um golaço de cobertura de Mateus Xavier. Três minutos depois, o camisa 11 ampliou o placar, com uma jogada que iniciou atrás e com um belo passe de Bernardo, para o atacante invadir a área e marcar.

Aos 16 minutos o lateral-esquerdo Vinicius Lira sofre um pênalti, porém, Rafael Freitas perde a cobrança e chuta a bola no travessão. 

Nas comemorações, os meninos aproveitaram e fizeram o "muque", comemoração clássica do Gabigol, nova contratação do Santos. 

Segundo tempo

Com vantagem no placar, os Meninos da Vila tiraram o pé do acelerador e diminuiu a pressão da primeira etapa. Mas, mesmo diante a um time mais tranquilo, o Real Brasília não conseguiu se impor e teve dificuldades em criar chances de gol para tentar diminuir o placar.

Assim, em um erro infantil do goleiro adversário, o árbitro marcou outro pênalti a favor da equipe santista. Pedro Assis bateu com categoria e fechou o placar com 3 a 0. 

Dessa forma, o Santos termina na primeira colocação do Grupo 16 e volta a campo na quarta-feira (7), para enfrentar o União Cacoalense (RS), às 19h30.