Carlos Sainz faz um pedido para punir pilotos durante as classificações

Gabrielle Reis Publicado em 06/07/2026, às 11h22
Carlos Sainz (piloto da Williams) é o Presidente da Associação de Pilotos da Fórmula 1 (GPDA) e sugeriu algumas punições para pilotos que causem certos incidentes durante a classificação e encerrem a prática.
"Qualquer um que provoque uma bandeira amarela ou vermelha na classificação, deveria perder três posições no grid. Assim, pelo menos você é penalizado por isso e fica sem incentivo a ir a todo vapor em alguma situação. Esse não foi o caso do Max, porque ele estava, creio eu, em terceiro lugar, e bateu devido a uma falha na asa traseira. Mas devemos encontrar uma solução para isso". - disse o piloto durante a coletiva de imprensa. Ele ainda acrescenta que o piloto está ganhando uma posição ao impedir que outros pilotos tenham um desemepenho melhor, mesmo que seja de maneira não intencional.
Sainz estava relembrando alguns acontecimentos, incluíndo a classificação do Grande Prêmio do Azerbaijão, onde seis pilotos bateram. Nesse momento, ele obteve a pole position e Max não conseguiu superá-lo.
"Eu poderia ter feito isso ano passado em Baku, quando estava na pole e fui o primeiro carro a sair dos boxes. Eu pensei: 'se eu bater agora, fico na pole'. Todos nós temos esses pensamentos, sabemos como o regulamento funciona. É impossível para os comissários saber como funciona, a menos que seja um ex-piloto de Fórmula1 muito esperto. [...] Eu vi várias vezes em Baku e em Mônaco."
Carlos continua afirmando que se um piloto faz isso de maneira intencional, deve ser punido e de maneira severa. Ele não levou a sugestão para a Associação, mas que está prestes a apresentar a sua proposta.
Muitos casos já estavam acontecendo, mas esse foi o motivo que o fez querer levar a situação a diante. Carlos Sainz preside a Associação de Pilotos da Fórmula 1 (Grand Prix Drivers´Association) ao lado do piloto britânico, George Russell.
Leia também

Acidente no Rodoanel - Ônibus atinge carreta parada e motorista fica em estado grave

TJ-SP nega habeas corpus a falso médico descoberto após citar órgão que paciente não tinha

Parques de Santos oferecem cursos de férias e oficinas ambientais gratuitas em julho

Contra a dengue, agentes de saúde iniciam mapeamento de focos de mosquito em Santos

CET-Santos abre 'Minicidade de Férias' com circuito de trânsito e minibikes para crianças

Aumento de tarifas e operação noturna em Congonhas gera polêmica

Praia Grande rescinde contrato com OS e assume gestão do Complexo Hospitalar Irmã Dulce

Ecovias projeta até 315 mil veículos no Sistema Anchieta-Imigrantes para o feriado de 9 de julho

Cadela é internada em estado grave após ser atacada por American Bully através de portão em Guarujá

Movimentação na GPDA