Santos FC

Neymar pode ser desfalque na próxima partida contra o Internacional

Atacante sente desconforto no joelho e pode não jogar para ter sua recuperação total na Vila Belmiro

Santos busca vitória fora de casa para se distanciar da zona de rebaixamento - Foto: Raul Baretta / Santos FC
Santos busca vitória fora de casa para se distanciar da zona de rebaixamento - Foto: Raul Baretta / Santos FC

Gabriella Souza Publicado em 22/11/2025, às 19h40


O Santos pode ter uma baixa importante para o confronto de segunda-feira contra o Internacional, em Porto Alegre, às 21h. O atacante Neymar talvez não entre em campo como uma medida de segurança, já que sentiu um leve desconfortono joelho esquerdo na rodada anterior, quando o time enfrentou o Mirassol. O clube pretende dar um tempo para que ele se recupere totalmente e, com isso, evitar que ele desfalque a equipe em jogos futuros.

Apesar do incômodo, o craque tem participado dos treinos normalmente com o restante do elenco. Isso acontece porque não foi confirmada nenhuma lesão mais séria, algo que o impedisse de fazer exercícios. No entanto, a diretoria e a comissão técnica estão atentas: o que hoje é apenas um pequeno problema pode piorar se o jogador for submetido à alta intensidade física de uma partida oficial.

Por que poupar agora?

O Santos considera fundamental ter o seu principal jogador 100% em forma para os próximos compromissos, especialmente a partida de sexta-feira, na Vila Belmiro, contra o Sport. Além disso, a presença de Neymar é vista como crucial para toda a reta final do campeonato. Por essa razão, a ausência dele contra o Internacional seria um movimento planejado, pensando em sua plena condição física mais adiante.

O martelo ainda não foi batido sobre a participação do camisa 10 na viagem para o Rio Grande do Sul. Neymar atuou como titular em três jogos seguidos recentemente (contra Flamengo, Palmeiras e Mirassol) e a decisão final será tomada em conjunto com a equipe médica e técnica.

Importância da vitória e a tabela

Independentemente da presença de Neymar, uma vitória fora de casa contra o Internacional seria um grande alívio para o Santos e complicaria a situação do adversário na tabela.

No momento, o Santos está na 16ª colocação do Campeonato Brasileiro, a primeira fora da zona de rebaixamento (Z-4), somando 37 pontos. O Internacional ocupa a 15ª posição, com 40 pontos. A diferença no saldo de gols entre os dois times é de seis gols (Santos com -14 e Inter com -8), o que dificulta a ultrapassagem do Peixe já nesta rodada, mesmo que vença.

O time alvinegro tem quatro "finais" pela frente na sua luta para evitar a queda, e duas delas são confrontos diretos contra times que estão próximos na tabela: o próprio Internacional e, em seguida, o Juventude, ambos jogando fora de casa.

Na última rodada, na partida contra o Mirassol, Neymar voltou a marcar um gol pelo Santos após um jejum de três meses. O último gol dele havia sido em agosto, no jogo contra o Juventude. A torcida, o elenco e a comissão técnica esperam que o craque esteja em campo o mais rápido possível e com saúde total para ajudar o Peixe nesta difícil missão.