Atletismo e natação paralímpica se destacaram em SP

Manoela Cardozo Publicado em 20/12/2023, às 09h41
Neste último final de semana, o cenário esportivo santista brilhou intensamente durante os Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp), que englobaram competições de atletismo e natação no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
De acordo com informações da Prefeitura, os atletas da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) conquistaram um total de 43 medalhas, distribuídas em 26 de ouro, 10 de prata e 7 de bronze.
A equipe de atletismo, sob a liderança do técnico Eduardo Leonel, conjugou jovens talentos e atletas renomados, como a campeã paralímpica e mundial Beth Gomes, que conquistou ouro no arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo (F-53), e Vanessa Cristina, três vezes medalhista de bronze no Parapan.
Em solo paulistano, Vanessa levou três ouros nas provas de 5 mil, 1.500m e 800m (T54). Outros destaques do time santista incluíram Deryk Neves (T/F42), que obteve três ouros (100m, salto em distância e arremesso de peso), Leonardo de Melo (T54), vencedor nos 100m, 400m e 800m, e Daniele Vitória (T64), que conquistou o lugar mais alto do pódio nas provas de salto em distância e 200m. Charles Jungles (F35) triunfou nos 800m e 1.500m, além de alcançar o bronze nos 400m.
No segmento de natação, os nadadores santistas, sob a orientação do professor Renato Bartolo, também se destacaram, trazendo consigo diversas medalhas.
Beatriz Andrade Martins brilhou com dois ouros (100m peito e 100m livre), Manuela Silva foi campeã nos 100m costas e 100m livre, acrescentando um bronze nos 50m livre, e Sérgio de Souza conquistou o topo do pódio nos 100m peito e 100m costas.
Outras medalhas foram conquistadas por Nathasha Urbano (bronze - 100m costas), João Paulo Azevedo (prata - borboleta e peito, bronze - costas), Márcio Grinário (prata - 400m livre e bronze - 100m livre e 100m costas).
Essa brilhante performance permitiu que os atletas da delegação santista garantissem um lugar na fase final do Paresp, organizada pelo Governo do Estado, após se destacarem entre os primeiros na fase regional, realizada em outubro. Na etapa regional, Santos acumulou 53 medalhas de ouro, 10 de prata e 4 de bronze nas duas modalidades.
Leia também

Ah, este menino…!

Violência contra a mulher revela falhas no acolhimento e na aplicação das medidas protetivas

Irmãs Maria Fernanda Pinheiro e Carla Tuck Schneider se aliam a bilionário Silvio Tini contra a própria mãe

Forbes expõe a perda de controle de Silvio Tini sobre seu império bilionário

Escândalos financeiros e o império em risco de Silvio Tini

Mulher é encontrada morta dentro de casa na véspera de Natal em Praia Grande

Polícia Civil descobre galpão usado para adulterar cerveja em Santos e prende três suspeitos

Quiosques e carrinhos de praia são notificados por irregularidades em Guarujá

Déficit fiscal atinge maior patamar desde o Plano Real no terceiro mandato de Lula

Santos proíbe consumação mínima para uso de cadeiras e guarda-sóis na praia