O campeonato está sendo realizado em Paris, na França
Manoela Cardozo Publicado em 13/07/2023, às 10h00 - Atualizado às 11h03
Beth Gomes, paratleta da equipe Fast Wheels/Fundação Pró-Esporte de Santos (FUPES), mais uma vez deixou sua marca na história do esporte brasileiro.
Conforme divulgação da Prefeitura, na última quarta-feira (12), em um desempenho brilhante, ela conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em Paris, França, na classe F-53 (para cadeirantes), estabelecendo recordes mundiais em ambas as provas.
Na parte da manhã, no arremesso de peso, Beth alcançou a marca de 7,75 metros em sua quinta tentativa, conquistando a medalha de ouro e superando seu próprio recorde mundial de 7,16 metros estabelecido no Campeonato Brasileiro do último mês.
Em Paris, a uzbeque Nurkhon Kurbanova ficou com a medalha de prata, registrando 7,38 metros, enquanto a chilena Francisca Mardones levou o bronze com 7,37 metros.
Poucas horas depois, a atleta santista garantiu sua segunda medalha de ouro no Mundial, desta vez no lançamento de disco da classe F-53, com a marca de 17,12 metros, novamente estabelecendo um recorde mundial.
Com seis tentativas à disposição, Beth começou arrasadora, registrando 16,71 metros em seu primeiro lançamento, já estabelecendo um novo recorde do campeonato, e em seguida alcançou 17,12 metros em suas duas tentativas seguintes, superando o recorde mundial anterior de 16,80 metros, também pertencente a ela.
A atleta estadunidense Cassie Mitchell conquistou a medalha de prata, com a marca de 14,24 metros, enquanto a ucraniana Zoia Ovsii levou o bronze, com 14,10 metros.
Beth já havia vencido essa prova nos Jogos Paralímpicos de Tóquio/2020 e no último Campeonato Mundial, disputado em 2019, em Dubai. A atleta santista ainda competirá no lançamento de dardo na próxima segunda-feira (17).
César Sampaio segue como técnico do Santos pelo menos até o fim da semana, confirma Marcelo Teixeira
Prefeitura de Santos destinará 2,4 milhões para as escolas de samba
Equipe brasileira de surfe chega no Taiti
Santos recebe concerto Candlelight com datas inéditas; confira
Neymar retorna aos treinos com elenco após 33 dias afastado
PF mira cidades da Baixada Santista em megaoperação contra tráfico internacional de drogas
Cratera em São Vicente é fechada, mas trânsito continua interditado
Você acredita em bruxas?
Lula segura Carlos Lupi enquanto tenta preservar governabilidade
Furto: homem pula muro de escola em Bertioga e é detido pela polícia com bicicleta em mãos