Esportes

Santista Beth Gomes garante ouros e recordes no Mundial de Atletismo Paralímpico

O campeonato está sendo realizado em Paris, na França

Santista Beth Gomes garante ouros e recordes no Mundial de Atletismo Paralímpico - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Santista Beth Gomes garante ouros e recordes no Mundial de Atletismo Paralímpico - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 13/07/2023, às 10h00 - Atualizado às 11h03


Beth Gomes, paratleta da equipe Fast Wheels/Fundação Pró-Esporte de Santos (FUPES), mais uma vez deixou sua marca na história do esporte brasileiro.

Conforme divulgação da Prefeitura, na última quarta-feira (12), em um desempenho brilhante, ela conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em Paris, França, na classe F-53 (para cadeirantes), estabelecendo recordes mundiais em ambas as provas.

Na parte da manhã, no arremesso de peso, Beth alcançou a marca de 7,75 metros em sua quinta tentativa, conquistando a medalha de ouro e superando seu próprio recorde mundial de 7,16 metros estabelecido no Campeonato Brasileiro do último mês.

Em Paris, a uzbeque Nurkhon Kurbanova ficou com a medalha de prata, registrando 7,38 metros, enquanto a chilena Francisca Mardones levou o bronze com 7,37 metros.

Poucas horas depois, a atleta santista garantiu sua segunda medalha de ouro no Mundial, desta vez no lançamento de disco da classe F-53, com a marca de 17,12 metros, novamente estabelecendo um recorde mundial.

Com seis tentativas à disposição, Beth começou arrasadora, registrando 16,71 metros em seu primeiro lançamento, já estabelecendo um novo recorde do campeonato, e em seguida alcançou 17,12 metros em suas duas tentativas seguintes, superando o recorde mundial anterior de 16,80 metros, também pertencente a ela.

A atleta estadunidense Cassie Mitchell conquistou a medalha de prata, com a marca de 14,24 metros, enquanto a ucraniana Zoia Ovsii levou o bronze, com 14,10 metros.

Beth já havia vencido essa prova nos Jogos Paralímpicos de Tóquio/2020 e no último Campeonato Mundial, disputado em 2019, em Dubai. A atleta santista ainda competirá no lançamento de dardo na próxima segunda-feira (17).

Compartilhe