Intertemporada, inicialmente planejada em Portugal, será realizada no Brasil com treinos em dois turnos e jogos-treino programados

Gabriella Souza Publicado em 23/06/2026, às 10h09
Após um período de 21 dias de descanso, o elenco profissional do Santos FC retomou as atividades na tarde desta segunda-feira (22), no Centro de Treinamento Rei Pelé. A reapresentação marcou o início de uma intertemporada de aproximadamente um mês, período que o técnico Cuca utilizará para ajustes táticos e recondicionamento físico antes da retomada das competições oficiais.
A única ausência programada do plantel principal é a do meia-atacante Neymar Jr., que está nos Estados Unidos integrando a Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo.
Quatro atletas fora dos planos
A principal novidade do dia foi a oficialização do afastamento de quatro jogadores experientes. O zagueiro Zé Ivaldo, o lateral-direito Mayke e os volantes Zé Rafael e Tomás Rincón não compareceram às atividades com o grupo e foram comunicados pela diretoria de que não integram os planos da comissão técnica para o segundo semestre de 2026.
Cada jogador do quarteto vinha enfrentando cenários distintos de desgaste no clube:
Retorno
O goleiro João Paulo foi formalmente reintegrado ao Santos após o encerramento do seu contrato de empréstimo junto ao Bahia (Grupo City). O arqueiro compareceu ao CT, mas não participou dos trabalhos de campo devido a trâmites burocráticos de documentação que estão sendo regularizados. A sua permanência definitiva no elenco alvinegro dependerá de futuras sondagens do mercado e da situação do atual titular, Gabriel Brazão, na janela de transferências.
No campo da saúde, a comissão técnica recebeu atualizações positivas. Os meio-campistas João Schmidt e Gabriel Menino, além do meia-atacante Thaciano, estão recuperados de suas respectivas lesões musculares. O trio iniciou o processo de transição física nos gramados e deve se juntar aos trabalhos táticos coletivos nos próximos dias.
Testes fisiológicos
O primeiro dia de reapresentação foi dedicado a exames médicos e avaliações fisiológicas. De acordo com o coordenador do Núcleo de Saúde do clube, Rodrigo Zogaib, o elenco foi fragmentado em sete subgrupos de quatro atletas para otimizar os testes, que serão concluídos nesta terça-feira.
Zogaib destacou que o período de intertemporada será crucial para corrigir o déficit de preparação física do início do ano, quando o Campeonato Paulista começou com apenas oito dias de pré-temporada, gerando uma alta taxa de lesões musculares em todo o futebol nacional entre abril e maio.
O planejamento logístico inicial do Santos previa a realização dessa intertemporada em Portugal, onde a equipe disputaria amistosos internacionais. Contudo, o calendário apertado devido à tabela dos playoffs da Copa Sul-Americana e a provável antecipação da partida contra o Botafogo, válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, forçaram o cancelamento da viagem. A diretoria estuda a realização de jogos-treino em solo nacional.
A rotina de treinos da semana prevê atividades em dois turnos (manhã e tarde) de terça a sexta-feira, com sessões complementares no período da manhã programadas para o sábado e o domingo.
Confira a programação:
Segunda-feira (22)
Reapresentação às 14h e treino às 16h no CT Rei Pelé.
Terça-feira (23)
Apresentação às 9h e treino às 10h no CT Rei Pelé.
Apresentação às 15h e treino às 16h no CT Rei Pelé.
Quarta-feira (24)
Apresentação às 9h e treino às 10h no CT Rei Pelé.
Apresentação às 15h e treino às 16h no CT Rei Pelé.
Quinta-feira (25)
Apresentação às 9h e treino às 10h no CT Rei Pelé.
Apresentação às 15h e treino às 16h no CT Rei Pelé.
Sexta-feira (26)
Apresentação às 9h e treino às 10h no CT Rei Pelé.
Apresentação às 15h e treino às 16h no CT Rei Pelé.
Sábado (27)
Apresentação às 9h e treino às 10h no CT Rei Pelé.
Domingo (28)
Apresentação às 9h e treino às 10h no CT Rei Pelé.
Leia também

Novos lotes de detergente e desinfetante da Ypê recebem liberação após testes de laboratório

Investigação avança após contestação de denúncias contra organização social de saúde

Com passeio de bonde e arraiá da diversidade, Santos se prepara para a 9ª Parada LGBT

Nova vacina contra pneumonia e meningite começa a ser aplicada em quatro cidades da região

Clube de Vantagens Hapvida ganha reforço e inclui academias em todo o país

Seleção Brasileira vai à Flórida para enfrentar Escócia em busca da liderança do Grupo C

Obra na Alameda Armênio Mendes muda trânsito e trajeto de quatro linhas de ônibus em Santos

Nascido em Santos, tenente-coronel Dennys William assume o comando geral do 2º Baep

Santos se reapresenta no CT Rei Pelé com um retorno e quatro afastamentos

Nova vacina contra pneumonia e meningite começa a ser aplicada em quatro cidades da região