Com dois gols de Mateus Xavier, o Peixe supera União Cacoalense e se garante na próxima fase do torneio

Gabriella Souza Publicado em 08/01/2026, às 09h52
O técnico Vinícius Marques decidiu mexer bastante na equipe titular para o desafio desta quarta-feira (7). A escalação foi: Rodrigo Falcão; JP Chermont (Follmer), João Ananias, João Alencar e Rafael Gonzaga; Gustavo Henrique (Kenay), Pepê Fermino (Profeta), Lucas Yan (Pedro Assis), Nadson (Felipe Laurindo); Rafael Freitas (Bernardo) e Mateus Xavier.
O treinador promoveu as entradas de João Alencar, Rafael Gonzaga, Lucas Yan e Nadson. Eles ocuparam as vagas de Contreras, Vini Lira, Bernardo e Enzo Boer, dando uma nova cara ao time que buscava a classificação antecipada. O lateral-esquerdo foi acionado por Vojvoda e os outros três atletas foram poupados por controle de carga.
A classificação veio pelo placar de 2 a 1 em cima do União Cacoalense (RO).
O brilho do artilheiro e os detalhes do jogo
Mesmo com as trocas, o Santos sentiu um pouco de dificuldade para criar jogadas no começo da partida em São Carlos. O placar só saiu do zero aos 36 minutos do primeiro tempo, graças ao talento de Mateus Xavier. Após um escanteio, a bola desviou na defesa da União Cacoalense e sobrou limpa para o atacante, que emendou um bonito voleio para fazer 1 a 0.
Na segunda etapa, o clima ficou um pouco tenso quando a União Cacoalense conseguiu um pênalti aos 14 minutos, após a bola bater na mão de Lucas Yan. Ji-Paraná bateu com força e empatou o confronto. Mas o Peixe não se abateu e seguiu pressionando. Aos 26 minutos, apareceu de novo a estrela de Mateus Xavier: ele aproveitou um cruzamento certeiro de JP Chermont e cabeceou firme para garantir a vitória por 2 a 1.
Além do artilheiro Mateus Xavier, Chermont conseguiu realizar um bom jogo diferente da estreia e deu uma assistência. O lateral-esquerdo Rafael Gonzaga também surpreendeu e poder ser uma opção para o time titular se a venda de Souza ao Tottenham for concretizada.
Com esse resultado positivo, os garotos da Vila Belmiro já estão garantidos no mata-mata da competição, mesmo com uma rodada de antecedência. O time agora lidera o seu grupo e chega com moral para a próxima fase. O último jogo desta etapa inicial será contra o São Carlense, no próximo sábado (10), às 10h, em São Carlos.

Relembre o caso: após esganar namorada, cirurgião plástico famoso é acusado de agredir e humilhar trabalhador

700 atletas participam de corrida e ‘colorem’ a orla de Santos

Sobrevivente do acidente de parapente recebe alta do hospital

Passagens ficam mais caras na Baixada Santista e reajuste já pesa no bolso em 2026

Fim de uma era: com dívida bilionária, Unigel fecha fábrica histórica em Cubatão

Adolescentes se passam por ambulantes e roubam celular no litoral de SP

Mongaguá encerra abrigo emergencial após retorno seguro de famílias às residências

Vacinação antirrábica cresce em Guarujá e protege quase 2,7 mil cães e gatos em 2025

Passagens ficam mais caras na Baixada Santista e reajuste já pesa no bolso em 2026

Troca de tiros no Morro do São Bento termina com apreensão de drogas e máquinas de jogo